Um dos assuntos que mais se fala entre as autoridades do Governo Federal, Estadual e Municipal, a copa do mundo no Brasil em 2014, essa semana ganhou mais força. A presidente Dilma Rousseff, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, estiveram reunidos na sede da Presidência em São Paulo, para discutir os planos para a construção do estádio para 2014.
Dentre os investimentos prometidos, estão R$ 300 milhões para a linha 3-vermelha e a linha 11-Coral da CPTM. Trata-se de verbas para melhorias da operação através da modernização da sinalização nas duas linhas. Ambas terão o CBTC, que vai permitir no metrô um intervalo médio de 90 segundos, conseqüentemente mais trens passando por hora/sentido. No Expresso leste, a mesma sinalização à ser instalada vai reduzir o intervalo dos trens para 4 minutos.
Trem do Metrô reformado | Foto: Samuel Tuzi |
Modernização da frota
9, das 10 composições que o metrô comprou para a linha 3 já estão rodando, e todas as 47 composições serão reformadas. Na CPTM serão injetados 9 trens novos da empresa Alston.
Na verdade todo este investimento anunciado pelo Governo do estado já éra previsto no Plano de Expansão. Todos os contratos de troca de sinalização, compra e modernização de trens já estavam assinados antes mesmo de se cogitar a construção do estado do Corinthians em Itaquera