Reprodução: Redes sociais
Monotrilho

Primeiro trem da Linha 17-Ouro desembarca de navio em Santos

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro desembarcou neste domingo, 30 de junho de 2024, no Porto de Santos. A composição de cinco carros chegou ao porto no sábado.

“O próximo passo é transportá-lo para o pátio e iniciar os testes”, escreveu Alexandre Barbosa, Diretor da BYD, que postou um vídeo do desembarque em suas redes sociais.

Após a fase alfandegária, o trem será levado por caminhão até o Pátio Água Espraiada, onde, em meados de setembro, deve iniciar os testes.

Em 2025, estão previstos os testes na própria Linha 17, que tem a previsão de ser entregue em 2026.

O primeiro trem, assim como as outras 13 composições, foi projetado exclusivamente para atender ao projeto da Linha 17-Ouro, com modo de operação automática (UTO), utilizando tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC, que, por meio de comunicação via rádio digital, forma blocos móveis entre os trens, permitindo maior proximidade entre eles e a redução do intervalo de circulação.

Fonte: Metrô de São Paulo

Cada composição é formada por cinco carros, sendo que os de extremidade têm 21 assentos cada e os intermediários, 24 assentos cada, totalizando 114 assentos e capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para Pessoas com Deficiência (PCD). O trem possui passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato com o Centro de Controle Operacional (CCO).

O veículo mede 3,2 metros de largura, com os carros de extremidade medindo 13,5 metros cada e os intermediários medindo 10 metros de comprimento, além da área de passagem de 0,95 metros, totalizando 60,8 metros de comprimento. Cada carro possui quatro portas – duas de cada lado – medindo 1,6 metro de largura que respeitam as normas e critérios de acessibilidade. As paredes laterais estão equipadas com janelas panorâmicas, proporcionando excelente visualização do trajeto, e janelas tipo basculantes, que podem ser abertas caso necessário, garantindo ventilação de emergência para os passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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