Foto: GESP
CPTM

Extensão da Linha 13 da CPTM até a Mooca é incerta

Em diversas declarações de secretários de estado do governo de São Paulo, fala-se sobre a extensão da Linha 13-Jade da CPTM até a Mooca.

A extensão de 7,5 quilômetros partirá da futura estação Gabriela Mistral, passando pelos bairros do Carrão e Tatuapé, até chegar à Mooca, onde a ferrovia subterrânea se conectará com a Linha 10 e, eventualmente, com as linhas 5-Lilás, 6-Laranja e 16-Violeta do Metrô. Há ainda uma possibilidade mais remota de que o novo hub promova a conexão com o Trem Intercidades, eixo sul, entre São Paulo e Santos, caso o eixo de transporte regional seja instalado junto à Linha 10. No entanto, o governo aponta um outro caminho mais viável.

Voltando a falar da Linha 13 e sua extensão sul, não há clareza de que o trecho realmente sairá do papel, conforme apontou o site MetrôCPTM. Uma apresentação indica que o investimento até a Mooca é caracterizado como “investimento contingente”, ou seja, não deverá ser uma obrigação da concessionária. O termo contingente diz respeito a tudo aquilo que pode ou não acontecer.

Em todo caso, o próprio documento teve o cuidado de mencionar que “todos os valores e premissas apresentados… são preliminares e estão sujeitos a alterações conforme o avanço dos estudos do projeto.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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