Metrô SP

Documento sugere Linha 16 do Metrô parando na Mooca

Quando o governo Tarcísio de Freitas anunciou a extensão leste da Linha 6-Laranja do metrô, de São Joaquim até o Parque da Mooca, quem acompanha a evolução e os projetos da malha de metrô em São Paulo se perguntou qual seria o futuro da Linha 16-Violeta, já que, de certa forma, as linhas competem no trecho entre Aclimação e Cambuci.

O projeto da Linha 16 nasceu como alternativa na extensão suprimida da Linha 6 na Zona Leste, prevista para chegar até a Cidade Tiradentes, mas com aprimoramentos, como o atendimento em uma ponta até a Cidade Tiradentes e, na outra, até Oscar Freire.

Mas essa configuração nasceu antes da gestão atual e antes da promessa de uso de contingente da Linha 6 e “aproveitamento do tatuzão” para estender o eixo metroviário que vem da Brasilândia até o Parque da Mooca.

Duas linhas terminando na Mooca?

Uma apresentação intitulada “Lote Alto Tietê – Linhas 11, 12 e 13 de Trens Urbanos”, à qual o Via Trolebus teve acesso, mostra uma projeção da rede em 2025, e consta a Linha 16 parando na Mooca, assim como a 6-Laranja:

Se essa configuração se tornar realidade, o trecho entre Parque da Mooca (São Carlos) e Oscar Freire seria suprimido:

Fonte: Metrô de SP

Resta saber se o mapa é fidedigno com os planos do governo ou apenas um esboço explicativo. A própria apresentação justifica que “todos os valores e premissas apresentados neste documento são preliminares e estão sujeitos a alterações conforme o avanço dos estudos do projeto.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus