Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Com o fim do serviço 710, CPTM define “ponto final” da Linha 10

Com a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, que passará a ser operada pelo Grupo Comporte junto com o Trem InterCidades São Paulo-Campinas, o serviço 710, com trens diretos entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, deve ser descontinuado. Este serviço, criado em 2021, eliminou a baldeação obrigatória dos passageiros, que antes era feita no Brás.

A CPTM, entretanto, só deverá descontinuar o serviço com a chegada da Linha 11-Coral na Barra Funda. O prolongamento do serviço, que vem de Mogi das Cruzes, será o substituto para os passageiros no eixo entre Luz e Barra Funda, que passará a ser desatendido pela Linha 7-Rubi, que, por sua vez, deve parar em Barra Funda.

Se por um lado o passageiro terá que desembarcar, pelo menos terá como a principal opção uma linha com menor intervalo, hoje na casa dos 4 minutos na Linha 11, contra os 5 minutos e meio do 710.

Já a Linha 10, segundo comunicado da CPTM ao Via Trolebus, deve ter como ponto final a estação da Luz.

“A previsão é que o Serviço 710 – que permite viagens entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM sem a necessidade de transferência de trens na estação Brás – permaneça atendendo aos passageiros das duas linhas até a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda. Após este prazo, a Linha 10-Turquesa passará a operar no trajeto Luz-Rio Grande da Serra e as alternativas para quem desembarca da Linha 7-Rubi na Estação Palmeiras-Barra Funda serão o Expresso Aeroporto e as Linhas 11-Coral da CPTM e 3-Vermelha do metrô”, diz a nota da operadora ao site.

Alexandre Pisciottano

Chegada da Linhas 11 em Barra Funda

De acordo com o relatório de empreendimentos da CPTM do mês de maio, a previsão é que a linha 11-Coral chegue à Barra Funda no segundo semestre de 2024.

Segundo o relatório, atualmente está sendo feita a concretagem dos pilares 7, 8, 9, 12, 13 e 14 da subestação Memorial da América Latina, execução de soldas exotérmicas no cabo de aterramento na vala da rede de esgoto da subestação Memorial da América Latina e escavação para a rede secundária da chave seccionadora da rede aérea.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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