Prefeitura do Rio
Ônibus

BRT Transolímpica teve aumento de 150% de passageiros

A prefeitura do Rio informou que mais passageiros utilizaram o sistema de BRT da cidade, após reforço na operação.

Segundo comunicado da administração pública, com a compra de uma nova frota de ônibus articulados, assim como a reforma de todas as estações e reabertura das que estavam fechadas, na Transolímpica, por exemplo, o número de passageiros aumentou mais de 150% nos últimos três anos, com a média diária passando de 19 mil (março de 2021) para 49 mil (março de 2024).

O BRT tem 23 quilômetros, ligando Deodoro ao Recreio dos Bandeirantes. O corredor foi o primeiro do sistema BRT a operar com os novos ônibus amarelinhos. Com mais articulados em operação, houve uma redução de até 63% nos intervalos das linhas nos horários de pico.

Segundo ainda a prefeitura, os ônibus recentemente adquiridos estão equipados com tecnologia de ponta, incluindo recursos de telemetria para monitorar o desempenho. Oferecem uma interação aprimorada com os passageiros, fornecendo informações por meio de microfones ambiente, painéis de mensagens sobre as próximas paradas e alto-falantes. Além disso, contam com câmeras de segurança, portas reforçadas e um aviso sonoro para alertar sobre o fechamento das portas durante o embarque e desembarque. Um sistema de bloqueio impede que o ônibus se mova enquanto as portas estão abertas. A cabine do motorista é segregada, garantindo sua segurança. O painel exibe a temperatura interna e há áreas reservadas para pessoas com deficiência, bem como tomadas USB para conveniência dos passageiros, entre outros recursos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus