Divulgação
Ônibus

Após reclamações de motoristas, Rio libera via de BRT para carros

Após reclamações, sobretudo de usuários do transporte individual, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024, mudanças viárias na Avenida Brasil, que comporta o BRT Transbrasil. Carros e motos vão voltar a poder usar 3 das 4 faixas da via expressa, mas com algumas regras e em alguns horários. A segunda faixa do ônibus que será liberada, era usada para ultrapassagens dos coletivos, o que aumenta a agilidade em operações de BRT.

Desde o começo do mês, metade das faixas comportavam veículos do transporte coletivo. Outras 2 pistas em cada sentido estavam liberadas para o resto dos veículos. A medida, entretanto, gerou críticas de pessoas que utilizam o transporte individual como meio de deslocamento, em detrimento de quem usa o meio coletivo.

Segundo a prefeitura, a partir do dia 23 de abril, em dias úteis, carros e motos poderão circular na faixa seletiva, a 2ª mais à esquerda, das 10h às 16h e das 20h às 5h. Ou seja, fora do horário de pico.

Nos fins de semana e feriados, essa pista estará liberada o dia todo. A pista tem velocidade máxima de 60 km/h no corredor, e cai para 40 km/h próximo de cada estação.

A pista mais à esquerda em cada sentido continuará exclusiva para ônibus, e quem a invadir poderá levar multa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus