Ônibus

Siemens implanta pista de teste para ônibus autônomo na Alemanha

A cidade de Düsseldorf, na Alemanha e a Siemens Mobility, inauguraram uma pista de testes de 20 km para ônibus automatizados. A operadora local Rheinbahn forneceu 16 veículos para serem equipados e testados, com equipamentos que transmitem dados de localização dos coletivos para semáforos, dando prioridade ao transporte coletivo.

De acordo com a fabricante, o projeto foi formatado para abrir caminho a sistemas autônomos: “Estamos orgulhosos de sermos parceiros da cidade de Düsseldorf neste importante projeto, que está a lançar as bases para o futuro da mobilidade rodoviária na Alemanha. A pista de testes é a primeira desse tipo na Alemanha e nossas tecnologias reduzirão o congestionamento de tráfego, aumentarão a segurança e proporcionarão maior disponibilidade de transporte coletivo à medida que continuamos avançando em direção à autonomia dos veículos ”, disse o representante da Siemens Mobility Germany, Manfred Fuhg.

Os ônibus são equipados com posicionamento por satélite. Os técnicos envolvidos no projeto dizem as tecnologias reduzem o congestionamento de tráfego, ajudam a melhorar a segurança e reduzem o impacto ambiental das emissões de poluentes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus