Frota G na Linha 3-Vermelha - Foto de Tiago Costa
Metrô SP

Linha 1-Azul recebe mais um trem da frota G

O Metrô de São Paulo alocou mais uma unidade da frota G para a Linha 1-Azul [Tucuruvi-Jabaquara], o trem G24. O modelo Metropolis A96 foi fabricados entre 2007 e 2009 pela Alstom para servir a Linha 2-Verde.

Os trens começaram a ser realocados e passarem em 2012 a prestar serviços na Linha 3-Vermelha e no ano de 2018, por necessidades operacionais, na Linha 1-Azul.

Os 16 trens da frota G possuem um dos melhores MKBF (Mean Kilometer Between Failure) das composições da companhia do Metrô, ou seja, apresentam menos falhas por quilometragem rodado. A frota H do Metrô também tem desempenho semelhante.

Mas a frota G deve ficar temporariamente na linha 1. Os trens 3 deste modelo devem prestar serviços no futuro junto com os outros 13 presentes na linha 3-vermelha, por conta de suas portas largas, muito úteis na lotada ligação entre Itaquera e Barra Funda.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus