Banner do projeto Integração Centro na Estação Roosevelt, anos 2000.
Recordar é viver

Futurologia do Passado – Episódio Integração Centro

A Integração Centro vai modernizar as Estações Brás, Luz e Barra Funda e prover a melhoria ou a integração entre Metrô e CPTM, além da conexão das linhas do sistema ferroviário através do compartilhamento de vias.

Essa frase é um exercício de futurologia do passado. Ou seja, é somente uma fantasia. Mas o que será dito, será a imaginação de como teria sido o projeto se ele estivesse pronto. 

Não parece, mas já se encaminham para os 20 anos do simbólico projeto do “Integração Centro” na CPTM.

Com intervalos à época, próximo aos 15 minutos no horário de pico entre trens, o projeto surgiu a partir da proposta de realizar, propriamente dita, a integração central entre as linhas da CPTM, com a participação de todas, excetuando as então Linha F e Linha C, que terminavam em Roosevelt/ Brás e Osasco, respectivamente.

Fruto da união de várias ferrovias, a CPTM herdou uma articulação problemática com outros modais ou com o Metrô, pois os sistemas, à época quando separados, não se conversavam. Na verdade, ainda não se entrosam a contento, mas inegavelmente melhor do que nos anos 2000.

Com integração Centro em evidência, nada mudou tanto.
Com integração Centro em evidência, nada mudou tanto.

O cenário era o seguinte:
– Linha A: Luz – Francisco Morato – Jundiaí

– Linha B: Julio Prestes – Itapevi – Amador Bueno

– Linha C: Osasco – Jurubatuba

– Linha D: Brás – Rio Grande da Serra – (Eventualmente Paranapiacaba)

– Linha E: Roosevelt – Guaianases – Estudantes

– Linha F: Roosevelt – Calmon Viana

Ficando desconectados na região central, a então a porção norte/ oeste da malha, que paravam em Luz e Julio Prestes (Linhas A e B), do restante da malha leste e sudeste (Linhas D, E e F). Além claro, do Metrô. Com uma integração previamente montada em Brás e as duas estações da ferrovia e também, em Luz, quando a integração era promovida ainda com a distribuição de senhas e a obrigatoriedade do usuário percorrer a pé entre a estação do metrô, até a Estação da Luz.

Dado o cenário, o setor de planejamento dos transportes metropolitanos definiu a criação do projeto “Integração Centro”, que dentre suas várias vertentes, previa o prolongamento das linhas no trecho central, ficando:
Linha A e B até Brás; Linha D e E até Barra Funda; Linha F até Luz ou Barra Funda.

Para tornar isso possível, o compartilhamento de vias seria utilizado, mais ou menos da forma que atualmente a Linha 13 que vem de Guarulhos faz com a Linha 12 com o início das operações do serviço “Connect”, que liga a Estação Aeroporto-Guarulhos, ao Brás.

Com os intervalos praticados à época, até então, o compartilhamento era possível, pois haveria janelas no intervalo, podendo intercalar as partidas de acordo com a programação da viagem.

A partir de agora, começamos a exercitar a “futurologia do passado”, misturando a realidade do que aconteceu e imaginando como estaria hoje, de acordo com conceitos operacionais ferroviários vigentes no sistema.

Agora, o exercício de imaginação…

Anos 2000, as obras finalmente começaram.
Luz terá sua integração com o Metrô via subterrâneo, Barra Funda receberá algumas obras de intervenção para melhorar a fluidez no mezanino e por fim, Brás será unificada.

Série 3000 recém-chegado em Luz.
Série 3000 recém-chegado em Luz.

Como medida para melhorar a integração, decide-se a criação de uma nova linha com ares de provisória, a então “Linha H”, Barra Funda – Brás e escala alguns  poucos trens para fazer o trajeto enquanto Luz encontra-se em obras. Trens da nova série 3000 foram escolhidos para a “nova linha”, que operava com intervalos altos, porém regulares, o serviço começa a ganhar adeptos por conectar a malha sem precisar utilizar o Metrô em Barra Funda para chegar até a Estação Brás. Quando essa linha não puder por algum motivo operar, quem já faz o papel – ainda que provisório – é a Linha D que tem trens que chegam até a Barra Funda.

Alguns anos se passaram e finalmente as obras de Luz, agora integrada com o Metrô e Brás, finalmente unificadas, estão completas. Começa-se então a realizarem obras na via permanente no trecho central, passando a unificar o Centro de Controle Operacional também no Brás e promovendo uma modernização na sinalização, para prover a intercalação de trens e horários em uma mesma via.

Prospecção das intervenções em Brás/ Roosevelt.
Prospecção das intervenções em Brás/ Roosevelt.

Algumas mudanças na via foram realizadas, porém a demolição de parte do prédio  da antiga estação Roosevelt não foi feita, de forma que ficam 4 plataformas terminando suas vias na “nova estação Brás”.
Na Luz, já com a integração com o Metrô funcionando, é possível transferir sem ir para a rua, como feito antigamente.
Enquanto isso na Estação Barra Funda, algumas obras ainda precisam ser realizadas para a conclusão do projeto, como obras no mezanino, reativação de plataformas, instalação de vias e Aparelhos de Mudanças de Via (AMV) para prover a integração da Linha B, que “hoje”, vai até Júlio Prestes.

Logo que pronto, os trens de 12 carros poderão percorrer até a Estação Brás, utilizando as longas plataformas da Estação Luz (Plataforma 1) e também a Plataforma 1 de Brás, as possíveis que podem acomodar o longo trem.

Série 5000 "Fepasão" na Estação Luz.
Série 5000 “Fepasão” na Estação Luz.

 

Vale lembrar que na década de 80 os “Fepasões” e também os Belga já foram até a Estação da Luz em serviços especiais porparte da Fepasa com a Rede, fazendo com que a situação atual possa promover o mesmo tipo de serviço nas estações.

 

Finalmente, o projeto é concluído. Como as linhas ficaram?
– Linha A – Brás – Francisco Morato/ Jundiaí

– Linha B – Brás – Itapevi/ Amador Bueno

– Linha D – Barra Funda – Rio Grande da Serra

– Linha E – Barra Funda – Guaianases/ Estudantes

Linha F e Linha C, permaneceram como estão, pois suas linhas terminam em Brás e Osasco respectivamente.

Entretanto, o projeto começa a ser descontinuado… As obras restantes em Brás (demolição parcial do prédio de Roosevelt), o aproveitamento da plataforma maior de Luz e as obras na Estação Barra Funda (Via Permanente, mezanino e reativação de plataformas), não foram concluídas.

 

E hoje? Como está tudo isso? Uma reflexão da mutabilidade de nosso sistema.

As obras do mezanino de Barra Funda e a reativação de duas plataformas ocorreram somente 11 anos depois do início do projeto. O Expresso Leste, que previa o término de sua linha lá, ainda é discutido até hoje sobre a viabilidade da extensão do trajeto, somado à extensão leste até pelo menos, Suzano.
A demolição parcial da edificação em Brás jamais saiu do papel.

Série 9000 na Estação Brás, Linha 13 - Connect.
Série 9000 na Estação Brás, Linha 13 – Connect.

Agora, em 2018, as estações Brás e em breve Luz, recebem a nova Linha 13. Prevista também desde o mesmo período da Integração Centro, o “Expresso Aeroporto” chega ao Centro de SP com dois serviços. O Connect até Brás e o “airport-express” até Luz, contando inclusive com a reativação do prolongamento da plataforma 4, para a parada dos trens do aeroporto.

A integração centro, conforme pensada, jamais saiu. Impossível cogitar se um dia será concluída.
Mas o fato é que a integração, a grosso modo, já tornou possível através da ligação de duas linhas em Luz (Atuais 7 e 11 que vão até Luz) com a Linha 10 e 12 em Brás e a 8 em Barra Funda. Excetuando a Linha 9, que atende somente até Osasco.

 

Essa é uma das muitas histórias dos vai-e-vem de projetos, ideias, novas linhas e estações que envolvem a mobilidade urbana e o sistema de transporte sobre trilhos em São Paulo.  É um exercício de imaginação sobre como seria a “Integração Centro”, ventilada pelo Governo Estadual na década de 2000 que visava prover uma melhor ligação ferroviária entre as linhas da CPTM na região central de SP.

Sobre o autor do post

Rodrigo Lopes

Paulistano, formado em Logística e graduando de Tecnologia em Transporte Terrestre, sempre gostou de transportes e tudo o que envolve a mobilidade, transportes e planejamento urbano. Participa de projetos relacionados a preservação ferroviária, transporte não poluente e gestão pública. Criador do Boletim do Transporte em 2011, desde Abril de 2018, colabora com o Via Trólebus.

Video

YouTube video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Calendar

outubro 2018
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

RSS Meks Blog

  • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15 de setembro de 2021
    Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
    Dusan Milovanovic
  • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16 de junho de 2021
    Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
    Dusan Milovanovic
  • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 1 de março de 2021
    Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
    Ivana Cirkovic
  • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18 de janeiro de 2021
    You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23 de novembro de 2020
    Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10 de setembro de 2020
    Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15 de agosto de 2020
    Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16 de julho de 2020
    Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 9 de junho de 2020
    Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14 de maio de 2020
    Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic

Text

Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.

Archives

Via Trolebus