Ônibus

Tarifa de ônibus do DF poderá ser paga com cartões de crédito e débito

Já pensou em pagar a passagem de ônibus com seu cartão de crédito ou débito? O passageiro do Distrito Federal poderá usufruir da funcionalidade já a partir deste semana, desde que seus cartões tenham tecnologia contactless.

A tecnologia consiste em pagamentos sem contato de cartões, chaves, cartões inteligentes ou outros dispositivos, incluindo celulares e outros dispositivos móveis, que usam identificação por radiofrequência ou comunicação em campo próximo para fazer pagamentos seguros.

Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade do DF, o Banco de Brasília (BRB) e a empresa de ônibus Urbi. A novidade ainda deve permitir a conexão do cartão com equipamentos eletrônicos, como smartphones e relógios, para então efetuar a passagem.

O administração pública ainda anunciou que o cartão Mais Cidadão será multifuncional, podendo ser usado para fazer compras em qualquer estabelecimento, pagar contas de água e luz, receber benefícios ou salário, além de portar documento de identidade (RG), CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo prontuário médico. “O cidadão não vai precisar andar com grande quantidade de dinheiro, com o cartão do ônibus, o cartão do banco, o do salário. Esse será um cartão para todas essas as atividades”, afirmou o Secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno.

O secretário diz que até o fim do ano, 500 veículos já estarão atualizados com os novos equipamentos, e num futuro próximo, 100% das frotas de todas as empresas estejam com o novo sistema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus