CPTM Trens Regionais

Marcio França anuncia trem da CPTM entre a Luz e Campinas

Atualizado às 19h51

O governador de São Paulo, Marcio França, e candidato a releição, anunciou um serviço de trem entre Campinas e São Paulo, passando por Jundiaí. A linha é um projeto a parte do Trem Intercidades – TIC, com mais de 400 km de trilhos no estado de São Paulo.

A expectativa do governo é entregar o trem em 2019, com quatro viagens diárias e capacidade para mil pessoas por cada partida. O traçado seria entre a Estação Cultura e a Estação da Luz.

De acordo com a rádio CBN, o percurso deve aproveitar a ferrovia já existente e a frota da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Cerca de 50 km de trilhos devem ser eletrificados pela concessionária Rumo Logística. A duração da viagem será de 1h30.

Linha 7-Rubi

A Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM informou agora a noite em nota que estuda o projeto, com a denominação de extensão da Linha 7-Rubi. Segundo ainda a pasta, convênio entre empresas públicas deve ser firmado para viabilizar o projeto.

“Para dar início à viabilização do projeto, o governo do Estado deve firmar um convênio com a União e a Rumo Logística, concessionária desse trecho da ferrovia federal, para cessão da via. Há ainda a possibilidade de que seja feita uma parceria com a Rumo para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo das obras de recuperação da via férrea e de energização da rede aérea. Serão cerca de 50 km de rede aérea entre Jundiaí e Campinas.”, diz a secretária.

Segundo ainda a STM, trata-se de “uma alternativa mais eficiente a curto prazo para aprimorar a mobilidade dos moradores da região de Campinas.”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus