Greve

Distrito Federal pode ter greve de ônibus e Metrô no dia 24

Após assembleia, trabalhadores do Metrô do Distrito Federal marcaram uma greve no sistema sobre trilhos na capital federal para o próximo dia 24 de setembro, caso suas reivindicações não sejam atendidas. O sistema de ônibus também deve ser afetado na região, o que deve mudar a rotina de mais de um milhão de pessoas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro) quer a nomeação de 301 aprovados em curso público, além de mudanças na jornada de trabalho nas estações e cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Os trabalhadores das viações participaram da última assembleia, que ocorreu no domingo, e decidiram participar dos protestos. “Queremos os 7% de reajuste. As empresas só ofereceram um reajuste de 2,71%. E a contraproposta das empresas é implantar a terceirização com o pessoal da manutenção, portaria e arrecadadores, profissionais que recebem o dinheiro dos cobradores. Além disso, elas querem criar a jornada intermitente. Isso é acabar com o trabalhador”, afirma Jorge Farias, presidente do Sindicato dos Rodoviários.

Já a Transportes Integrados do Distrito Federal (Transit-DF), que representa a Urbi e a Piracicabana, afirmou em nota que as empresas não buscam o conflito e trabalham para que as negociações com os rodoviários continuem e seja possível um acordo sem que a população seja prejudicada.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus