Trens Regionais

Comitiva faz viagem em trecho do futuro Trem Intercidades entre Campinas e Jundiaí

Uma comitiva do Governo do Estado de São Paulo deve realizar uma viagem teste de trem no trecho entre Jundiaí e Campinas, por onde deve passar o Trem Intercidades – TIC, de acordo com publicação local “Jornal da Região“.

Segundo o texto, a composição deve levar os Secretários dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e Logística e Transporte, Mário Mondolfo. Os vagões foram disponibilizados pela Rumo Logística, concessionária que administra o frete de trens cargueiros.

O Governo Estadual planeja uma malha com 477 quilômetros de trilhos para o transporte de passageiros, para ligar as regiões metropolitanas de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos à capital. A linha prioritária é o trecho entre São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana, com 135 km.

Em fevereiro deste ano, a administração estadual contratou estudos da empresa Deutsche Bahn para o projeto. A decisão de como será construída e operada a malha ferroviária, ficará a cargo da próxima ou do próximo governador. Diversos candidatos já trataram de incluir o tema em suas propostas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus