Mobilidade Urbana

Volvo apresenta tecnologia que protege ônibus de colisões

Terça-feira – 02h00

Recentemente a Volvo apresentou em uma feira especializada do setor de transportes, um dispositivo de segurança para veículos nomeado de SSA (Sistema de Segurança Ativa). Trata-se de um conjunto de tecnologias que agora esta sendo apresentada para o mercado de coletivos rodoviários.

A funcionalidade é constituída por radares, câmeras, avisos visuais e sonoros que protegem os veículos, e por consequência os usuários, de colisões frontais, aviso de mudança de involuntária faixa e freio de emergência automático em caso de risco iminente de colisões.

A fabricante ainda apresentou um sistema de Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade que, por meio de monitoramento remoto e geolocalização, consegue programar à distância um limite de velocidade em áreas específicas, como em curvas perigosas ou descidas sinuosas de serra, por exemplo.

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus