TAV

Trem de alta velocidade ligará Hong Kong com Guangzhou

A China deve ganhar um novo eixo de trem de alta velocidade no dia 23 de setembro. Os trens velozes devem ligar Guangzhou, Shenzhen e Hong Kong. O governo anunciou o serviço após a assinatura de dois acordos operacionais em 23 de agosto. “O trem de alta velocidade abrirá uma nova página em viagens de trem em Hong Kong e terá um impacto positivo no desenvolvimento econômico da cidade ao melhorar a conectividade de Hong Kong com o continente”, disse o professor Frederick Ma, presidente da MTR Corp.

A empresa opera a Mass Transit Railway (MTR) de Hong Kong, e também é uma grande incorporadora imobiliária e proprietária de imóveis da cidade. Também investe em ferrovias em diferentes partes do mundo e obteve contratos para operar sistemas de trasporte em Londres, Estocolmo, Pequim, Melbourne e Sydney.

tn_cn-hk-xrl_trainset_4_01

tn_cn-hk-xrl_trainset_3_01

Um Acordo Operacional de Alteração modifica outro existente entre a MTR Corp e o governo, colocando a regulamentação da linha de alta velocidade numa base similar à rede existente. Também fornece procedimentos para estabelecer tarifas, que não podem ser ajustadas sem o prévio consentimento da administração pública.

“Embora haja inevitavelmente desafios ao lançar um novo serviço ferroviário, estamos confiantes em fornecer um serviço seguro e eficiente e em administrar quaisquer problemas que possam surgir”, disse Frederick.

tn_cn-hk-xrl-westkowloon-station_01

A linha de 102 km de alta velocidade entre Guangzhou Nan e Shenzhen Bei foi inaugurada em dezembro de 2011. A construção da extensão de Hong Kong da rota foi aprovada em outubro de 2009, quando a conclusão estava prevista para 2015, mas a construção de túneis se mostrou mais difícil do que o previsto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus