Metrô SP

Sistema de sinalização falha em primeiro dia útil da ViaMobilidade, na Linha 5-Lilás

Segunda-feira – 18h30

No primeiro dia útil de operação comercial da concessionária ViaMobilidade, na Linha 5-Lilás, as composições operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada. De acordo com a assessoria de imprensa da operadora, “os trens operaram com velocidade reduzida das 15h15 às 15h50, em razão de um problema no sistema de sinalização”.

A tecnologia de sinalização é o sistema CBTC, que foi fornecido pela Bombardier. O diretor de operações da Companhia do Metropolitano – Metrô, Milton Gioia Júnior, admitiu recentemente em entrevista à TV Globo problemas com o equipamento. Na época, a operação da Linha 5 estava a cargo do Metrô, e o diretor de operações afirmou que a tecnologia precisava de “ajustes”.

O mesmo ocorreu com a Linha 2-Verde [Vila Madalena –  Vila Prudente], quando o sistema foi atualizado para o CBTC, fornecida pela Alstom. Em 2016, o número de falhas no ramal foi superior que as registradas em 2015 e 2014, segundo reportagem do SPTV, o que evidencia um cenário de ajustes após o início da operação com o novo sistema.

Photo credit: Diego3336 on Visual hunt / CC BY

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus