Metrô SP

Metrô de SP conclui modernização de trens

Foto: Blog Ferroviando 

O Metrô de São Paulo concluiu a reforma de 98 trens das frotas A, C e D. Nesta semana a última composição reformada voltou a um dos pátios da companhia, a composição J35, modernizada pela Bombardier.

O trem J35 prestou serviços como A35 até o dia 1º de fevereiro de 2018, com direito até a despedida de blogueiros e admiradores do Metrô. Relembre aqui.

A modernização teve início em 2009, ao custo de R$ 1,75 bilhão, e tinha a previsão de terminar em 2014.

Os trens modernizados ganharam ar-refrigerado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, situação comum nos dias de chuva.

Com a conclusão dos trabalhos, restam agora 11 trens sem ar condicionado: a frota E, que atualmente presta serviços na Linha 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi].

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus