CPTM Metrô SP

Governo Paulista quer criar agência reguladora para o transporte metroferroviário

O Governo de São Paulo tem planos de criar uma agencia reguladora para as operadoras de trem e metrô, uma vez que a participação do setor privado vem crescendo. Atualmente duas linhas do sistema é operado pela inciativa privada, e novos ramais devem ser concedidos nos próximos meses. O projeto já foi concluído, no entanto só será encaminhado para a Assembleia Legislativa em 2019. A informação é da rádio Jovem Pan.

A nova agência teria como principal função, a fiscalização dos contratos de concessão, e aplicar penalidades caso seja necessário. Atualmente esta atribuição fica a cargo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM. Caso aprovada a proposta, a pasta cuidaria de outros temas, como o planejamento da rede metroferroviária, além de políticas tarifárias.

A operação da Companhia do Metrô, e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, também seria fiscalizada pela nova agência, assim como a ViaQuatro e a ViaMobilidade, operadores das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

Em novembro, o governo estadual espera conceder ao setor privado a operação do monotrilho da Linha 15-Prata, assim como esta na mira de concessões, a gestão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus