Trem de Carga Trens Regionais

Comitê estuda nova ferrovia entre Vitória e Minas

Quinta-feria – 00h20

Um comitê criado pelo governo do Espírito Santo e a Vale estuda a criação de uma nova ferrovia no eixo Vitória-Minas na região Sul do estado. São debatidas alternativas de investimento na obra e custos.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, o grupo de estudos é formado por três representantes do governo e três executivos da Vale. “Esse grupo vai trabalhar um modelo jurídico e econômico para viabilizar o ramal. É um modelo institucional e técnico porque nós teremos um passo importante da parte de engenharia, que é a conclusão do projeto executivo”, disse Azevedo.

As autoridades miram como fonte de recurso, os créditos do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A nova ferrovia poderia transportar cargas e também passageiros.

Existe um impasse na renovação do contrato de concessão da Ferrovia Vitória-Minas com a Vale entre o governo do Espírito Santo e o governo federal. A União queria que a Vale fizesse investimentos na construção de uma ferrovia no Centro-Oeste, no entanto, o governo capixaba enxergava que a verba seja usado na expansão da própria Vitória-Minas.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus