Foto: Divulgação PAC / abril 2013
Metrô

BNDES libera R$ 1 bi para Linha Leste do Metrofor

Foi autorizado a contratação de um financiamento na ordem de R$ 1 bilhão para a construção da linha leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor), ligando o Centro ao Papicu, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com o novo aporte de recursos, as obras do trecho devem ser retomadas em breve. “A Linha Sul hoje já funciona, temos também o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) funcionando em operação assistida. E agora vamos fazer essa linha, do Centro ao Papicu, tudo conectado com o VLT e com a Linha Sul (…) é uma obra importante para a mobilidade urbana da Capital”, diz o governador do Ceara, Camilo Santana (PT).

A Linha Leste, quando concluída, atenderá á principal região financeira e comercial de Fortaleza. Será uma linha metroviária subterrânea para transporte de passageiros, contando com 12,4 km de via dupla (11,1km subterrâneos, 0,5km de trecho em transição e 0,8km em superfície), 13 estações (12 subterrâneas e 01 em superfície) e demanda prevista de 400 mil passageiros por dia.

O trecho citado pelo governador, porém, contempla apenas parte do trajeto, sendo sete estações: Sé (Centro), Luíza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu. De acordo com a Secretaria da Infraestrutura, ainda não há previsão para a segunda fase.

No início do mês, o TCU paralisou a licitação das obras do Metrô de Fortaleza (relembre aqui)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus