Trensurb

Aeromóvel completa 5 anos de operação

Segunda-feira – 00h20

No último dia 10 de agosto, o Aeromóvel de Porto Alegre completou 5 anos de operação. A única linha liga a Estação Aeroporto da Trensurb ao Aeroporto Salgado Filho, e transportou neste período quase 5 milhões de passageiros.

Mas a ideia do meio de transporte que utiliza 100% de tecnologia nacional, não é tão nova. Em 1983, a capital do Rio Grande do Sul operou uma linha-piloto de testes onde foram certificados os componentes da tecnologia, no entanto o projeto não foi adiante, durando poucos anos.

YouTube video

O trecho atual conta com 814 metros de extensão, e é administrado pela empresa Trensurb. Os veículos variam de tamanho, sendo que um deles tem capacidade de 150 usuários, e outro com capacidade para 300 passageiros.

Futuras ligações

A administração pública estuda uma linha de aeromóvel que ligará a Estação Mercado da Trensurb, no centro de Porto Alegre, até a zona sul da cidade, ligando o centro histórico a pontos importantes, como o Estádio Beira-Rio, o Museu Fundação Iberê Camargo e o Barra Shopping.

A cidade de Canoas, na região metropolitana, chegou a cogitar a construção do meio de transporte. Mas um ofício da Metroplan, questiona a legalidade e a viabilidade do projeto.

Siga o Via Trolebus no Instagram:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus