Exponi8, a reunião da memória e do futuro do transporte em Curitiba

Ocorrido no último sábado (07/07), a Exponi em sua oitava edição reuniu entusiastas, colecionadores e admiradores do transporte público em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. O veículo também contou com um translado entre a rodoferroviária e a garagem onde ocorreu o evento com o ônibus teste da Scania, a serviço da A.V. Redentor.

Com veículos que integraram a história do transporte público na Região Metropolitana da capital paranaense, a exposição teve como sede a garagem da Transportes Coletivos Nossa Senhora Piedade (TransPiedade), reuniu uma marca próximo de 50 veículos expostos. Dentre eles, exemplares de biarticulados, articulados da região metropolitana, veículos históricos como o primeiro biarticulado do sistema BRT de Curitiba, novidades do transporte coletivo urbano da própria região metropolitana e veículos rodoviários, inclusive o veículo que promove a volta da montadora de carrocerias de ônibus Busscar.

Com expositores de miniaturas e um sorteio no final, o evento ocorreu em um dia de baixos e altos (nessa mesma ordem) de temperatura, com uma praça de alimentação e um veículo que expunha uma maquete relacionada ao tratamento de água e efluentes a cargo da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná).

Confira a galeria de fotos:
Caio Alpha - OH1621 Automático Torino Express - B340M Primeiro biarticulado de Curitiba Viale B340M Mega BRT B340M Ligeirinho Podium Mega "2006" Ligeirinho Veículo que simboliza a volta da Busscar Veículo histórico da Viação Iapó Torino GV Ford B1618 Veículo antigo do sistema alimentador Torino ligeirinho Torino última geração - municipal Svelto Turístico GranVia 17.230 Volvo HíbridoVitória - Atendimento Escolar  Gran Via ex-São Paulo


Autor: Rodrigo Lopes

Ler todos os posts

Paulistano, formado em Logística e graduando de Tecnologia em Transporte Terrestre, sempre gostou de transportes e tudo o que envolve a mobilidade, transportes e planejamento urbano. Participa de projetos relacionados a preservação ferroviária, transporte não poluente e gestão pública. Criador do Boletim do Transporte em 2011, desde Abril de 2018, colabora com o Via Trólebus.

1 Comentários deste post

  1. Muito bom! Ter esses carros conservados pra contar a história do transporte hoje já é legal, imagina se no futuro o sistema elétrico tomar o transporte como um todo, será ainda mais interessante imaginar como se vivia no século XX e XXI,

    O.Juliano /

Deixe uma resposta