Foto: Renato Lobo
CPTM

CPTM recebe novos trens e companhia realoca unidades entre linhas

São Paulo – 20h16

Nesta semana um novo trem da série 9500 foi entregue para a Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato-Jundiaí] da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, sendo a 151° nova composição. Trata-se do 16º trem produzido pela empresa sul-coreana Hyundai-Rotem, de um lote de 30 unidades.

Não houve registro de entrega do trem com direito a cerimônia e autoridades, como de costume, muito provavelmente por conta da lei eleitoral. Já no último dia 29 de junho foi entregue a 150º nova composição, esta fabricada pela CAF, sendo a 30º da série 8500 entregue, do lote de 35 unidades.

A chegada de novos trens tem provocado uma dança das cadeiras entre as composições da companhia, com o objetivo de aposentar as unidades mais antigas. A linha 7, por exemplo, deve ficar padronizada com os trens da série 9500. Existe a possibilidade de que uma pequena parte destes trens prestem serviços na Linha 10-Turquesa [Brás- Rio Grande da Serra]. Vale lembrar que parte dos 9500 operam também na Linha 13-Jade [Engenheiro Goulart-Aeroporto Guarulhos]. Hoje, 3 unidades estão à disposição da linha mais jovem da CPTM.

Já a Linha 11-Coral [Luz-Guianazes-Estudantes] pode ficar com todos trens da série 8500. Com isso, aparece uma outra informação não oficial de que a Linha 12-Safira [Brás- Clamon Vianna] pode receber 9 trens da série 9000, fabricados pela Alstom e entregues em 2014.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus