Recordar é viver Trem de Carga

ABPF de Sul de Minas resgata locomotiva nessa semana

Dentre diversas associações preservacionistas no Estado de São Paulo em destaque, como as regionais da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Movimento de Preservação Ferroviária Sorocabana e Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (que preserva a Estrada de Ferro Perus-Pirapora), executam o trabalho de resgate, preservação, conservação, restauração e também, a operação de trens históricos com fins turísticos em diversos trechos, como:

 

O trabalho das associações tem sido de extrema importância para a história da memória ferroviária brasileira e inclusive, do Estado de São Paulo.
Representando uma malha ferroviária que alcançou no passado possuía uma abrangência nacional (excetuando regiões da Amazônia, embora a Madeira-Mamoré tenha sido iniciada) e foi reduzida a uma malha predominantemente localizada no litoral e poucas linhas que adentram alguns estados da federação, limitando-se ao serviço de dois trens de passageiros intercidades oficiais no estado e alguns serviços de trens turísticos. Diante desse cenário, a atuação das Associações de preservação ferroviária tornam-se importante por demonstrar que o trem, com veículos que representaram a história ferroviária e tratam com saudosismo algo que em tese, deveria ser o presente e o futuro dos transportes no país, todo o potencial do modal e a capacidade de atração de eixos de desenvolvimento de seu entorno. Com elas, mais focadas no turismo, que faz girar em seu entorno, diversos comércios locais e que ajudam a propagar a cultura e costumes de onde atravessam.

Nessa última semana, os trâmites de uma importante locomotiva diesel-elétrica, que foi adquirida na década de 90 pela Cutrale-Quintella, foi mantida pela Fepasa, Ferroban, ALL e finalmente a Rumo, quando foi desativada e devolvida aos seus proprietários, que estavam interessados na venda da locomotiva.

Nesse final de semana, o transporte dela se iniciou a partir do interior de São Paulo, em Rio Claro, para um dos pátios da Rumo Logística (operadora da malha ferroviária da região), em Araraquara pelos trilhos, onde será segundo a ABPF Sul de Minas, “recuperada e colocada em ordem de marcha.“, onde “projetos estão sendo elaborados em parceria para posterior utilização da mesma.

A postagem da associação ABPF Sul de Minas pode ser conferida aqui.

 

 

Locomotiva resgatada pela ABPF Sul de Minas

 

Sobre o autor do post

Rodrigo Lopes

Paulistano, formado em Logística e graduando de Tecnologia em Transporte Terrestre, sempre gostou de transportes e tudo o que envolve a mobilidade, transportes e planejamento urbano. Participa de projetos relacionados a preservação ferroviária, transporte não poluente e gestão pública. Criador do Boletim do Transporte em 2011, desde Abril de 2018, colabora com o Via Trólebus.

Via Trolebus