Ciclista

Prefeitura inaugura estação de compartilhamento de bicicletas no Terminal Cidade Tiradentes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), inaugura nesta quinta-feira, dia 7/6, a primeira estação de compartilhamento de bicicletas dentro de um terminal de ônibus, que permite ao ciclista levar a bike para casa. A Estação Bike vai funcionar no Terminal Cidade Tiradentes, na Zona Leste. O bicicletário do terminal continua gratuito para quem quer estacionar sua bike.

 

A iniciativa faz parte do Bike Sampa – projeto patrocinado pelo Itaú e operado pela Tembici que integra o novo modelo do sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade de São Paulo, desenvolvido pela Prefeitura e lançado em setembro de 2017.

 

Nas estações de retirada e entrega de bikes dentro de terminais de ônibus, os ciclistas poderão ficar com a bicicleta por até 12 horas consecutivas, contadas a partir do momento da retirada da bike. Desta forma, o ciclista pode levar a bicicleta para sua residência e devolvê-la no dia seguinte. Nas demais estações do Bike Sampa na cidade, os usuários podem fazer viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas.

 

O bairro de Cidade Tiradentes é caracterizado pelo uso intenso da bicicleta para deslocamentos locais. Além disso, a região é populosa e grande parte de seus moradores utiliza os ônibus que saem do terminal para ir ao trabalho e voltar para casa. Neste contexto, a implantação de uma política pública que permite ao munícipe levar a bicicleta para casa e devolvê-la no dia seguinte é de extrema importância. Além de viabilizar uma forma alternativa de transporte, é uma forma de fomentar a mobilidade sustentável, explica o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

 

No Terminal Cidade Tiradentes haverá 140 vagas para bicicletas: 70 do programa Bike Sampa, na cor laranja, e 70 para ciclistas que já têm sua bike própria. Outras estações de compartilhamento neste modelo serão implantadas futuramente em outros terminais.

 

É nosso dever buscar e promover formas criativas e eficientes para garantir e facilitar o deslocamento da população. Esse tipo de compartilhamento de bicicletas, a partir de um terminal de ônibus da SPTrans, representa o nosso compromisso em facilitar a vida das pessoas, integrando a viagem de ônibus com o uso da bicicleta”, afirma o presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai.

 

O presidente da CET, Milton Persoli, destaca a ampliação desse serviço para outras regiões, visando as conexões com terminais de ônibus, com grande circulação de pessoas. Essa proposta permite total integração entre os modais e é uma praticidade para quem prefere utilizar a bicicleta como meio de transporte. A ideia é justamente facilitar a vida de quem quer pedalar, mas não conta com uma bicicleta própria.

 

Estamos muito animados em lançar essa modalidade de empréstimo de bicicletas em São Paulo. A ideia desses bicicletários nasceu de conversas entre Itaú, Tembici, técnicos da Prefeitura e sociedade civil. Atualmente mais de 70% dos usuários do sistema de bicicletas compartilhadas da cidade são de regiões fora do centro expandido e utilizam a bike para fazer o último percurso do deslocamento. Agora com o projeto, esses usuários poderão usar a bicicleta também para a primeira perna do deslocamento para acessar o terminal de ônibus. Ou seja, eles podem utilizar para voltar do trabalho a partir do terminal de ônibus, devolvendo no dia seguinte para acessar o terminal novamente.”, Tomas Martins, CEO da Tembici.

 

Como funcionará a Estação Bike Cidade Tiradentes

Para usuários do Bike Sampa

Para o empréstimo das bicicletas compartilhadas, o ciclista deverá se cadastrar no Bike Sampa no site www.bikeitau.com.br ou pelo aplicativo Bike Itaú; e ter plano válido. Não é preciso ser correntista do banco:

 

– Plano diário, 8 reais;

– Por três dias, 15 reais;

– Plano mensal, 20 reais;

– Plano anual, 160 reais;

 

Após 12 horas de uso contínuo da bicicleta, serão cobrados R$ 5 para cada 60 minutos excedentes.

Será possível realizar cadastro no Bike Sampa diretamente na Estação Bike do Terminal Cidade Tiradentes.

 

O horário de funcionamento é das 4h à 0h, de segunda a segunda.

Para os ciclistas com bike própria

 

Necessário realizar cadastro na Estação Bike do terminal, apresentando documento com foto. No bicicletário, os funcionários da Tembici tiram foto do ciclista e da bicicleta.

 

Cada ciclista pode ter até três bicicletas cadastradas no sistema. E deixar apenas uma por vez guardada no bicicletário.

 

Após 72 horas de estacionamento consecutivo, o ciclista fica sujeito a ter sua bicicleta retirada da vaga. E este deverá buscá-la no galpão da Tembici, portando documento com foto.

 

O atendimento na Estação Bike é realizado exclusivamente por funcionários treinados. As bicicletas são entregues diretamente para os atendentes no local e a devolução das bikes ao proprietário também é realizada pelos funcionários da operadora.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus