Linha 13 – Jade começa operação comercial nesta segunda, 4

Depois de 2 meses da inauguração, a linha 13 – Jade (Aeroporto de Guarulhos – Engenheiro Goulart), da CPTM, irá começar a operação comercial nesta segunda, 4, funcionando agora no mesmo horário que as demais linhas do sistema metroferroviário, das 4h às 00h, de domingo a sexta, e até à 1h aos sábados.

Com a entrada da operação coercial, haverá também o início da cobrança de tarifa, que será de R$ 4, como em todo o sistema.

O funcionamento do serviço, que terá trens partindo do Brás em alguns horários, e o expresso, com tarifa diferenciada, saindo da Luz e sem paradas, deve^m começar no próximo mês.

Nesta segunda, 4, também haverá aumento no horário de atendimento da estação Moema, da linha 5 – lilás, do Metrô, porém ainda em operação assistida (leia aqui).


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

22 Comentários deste post

  1. Será que agora que começa a op comercial, irão aumentar a velocidade da viagem também? Estive la esta semana e o trem vai devagar, quase parando.

    Cris /
    • Pois é, com a lerdeza que tava, mais a demora, tanto da linha 13 quanto da linha 12, valia mais a pena pegar o busão do Tatuapé!

      • Vocês chegaram a pegar a conexão de ônibus com os terminais? Lembro que estávamos comentando se valia a pena a espera de 15 minutos do transfer, que é o mesmo tempo de espera para o EMTU.

        • Sim, eu peguei o ônibus. Foi rápido, apareceram uns 2 ônibus de uma vez só. Mas não sei se vai ser sempre assim. Só vai compensar se todos os trens tiverem boa frequência, assim como esses ônibus.

  2. Não vai funcionar como as demais kinhas da CPTM, à partir das 4h?

  3. Esse horário não seria das 4h às 0h????

    Nivaldo /
  4. Ainda há pendências na linha, como sinalização, telecomunicações e sistema de energia. Provavelmente, só no próximo mês a linha irá operar com velocidade plena. Por enquanto, intervalos de 20 minutos e velocidade reduzida.

    Bruno Souza /
  5. Vergonhoso para SP. Estamos, não é, no estado mais rico do Brasil? E só descaso com o povo daqui, e ainda teremos de votar em Outubro?

    Joel /
  6. Mais um passo, quem planta colhe.É São Paulo avançando, devagar se vai ao longe,Kaizem, Melhoria continua.

    Felix /
  7. linha será utilizada por funcionários do GRU AIRPORT e não por quem vai pegar um voo…certeza!!!

    Vitor Pereira Gabriel /
    • Tem uma entrevista, ontem, npda Jovem pan em que um passageiro fala sobre a ida de trem até o aeroporto, veja no you tube ” Linha 13 Jade”.Essa linha será muito útil para os Passageiros, Trabalhadores do Aerporto de quem mora na região, Taboão, Parque Cecap, Jardin São João etc…

  8. Concordo. O sujeito com 3 malas, não vai até a estação da Luz, depois ficar 30 minutos na viagem expressa, mais um ônibus até o terminal 1,2 ou 3. Um Uber cumpre a sua função, custo benefício e tempo, na hora do rush.

    JEAN /
    • Hoje a Jovem Pan entrevistou um cidadão que pegou o Trem para ir até o aeroporto, o cidadão elogiou o percurso e o trem, está no YouTube. Ver a entrevista no YouTube Linha 13 Jade.

  9. Como ta a velocidade? Pelo menos isso ta indo bem? Se tiver lento e uma piada.

  10. Infelizmente esta linha não serve para quem vai para o aeroporto, já que a estação está longe dos principais terminais e, como foi feita, esta linha não atende direito à maioria da população de Guarulhos. Infelizmente esta linha do jeito que foi feita foi dinheiro jogado fora. Creio que logo na estação do aeroporto haverá vans e táxis para levar os passageiros para os terminais a “preços módicos”, já que duvido que os ônibus da GRU Airport serão suficiente para dar conta da demanda dos passageiros.

    Marcos Henrique Saat /

Deixe uma resposta