CPTM

Direto ao ponto: Passageiros transportados por táxi em caso de falhas?

O Direto ao Ponto é uma coluna de artigos, que discute fatos pertinentes ao Transporte, expondo dados para promover o debate entre o leitor e as ideias.

Acompanhamos na última semana em matéria divulgada no Via Trólebus (leia aqui), diante dos problemas da Linha 12 envolvendo o Consórcio responsável pela implantação da sinalização e da interface entre ela e o sistema da CPTM, que ocasionou os graves problemas operacionais da Linha 12-Safira (Calmon Viana-Brás), precisando acionar o sistema PAESE (Plano Assistencial às Empresas em Situação Emergencial) entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino,  o Governador Márcio França (PSB), em entrevista à Folha de São Paulo, veio com a seguinte informação:
“A CPTM deverá pagar uma corrida de Taxi aos usuários do transporte caso haja paralização dos trens”.

Levando em consideração a seguinte sugestão/ afirmação, que para entrar em prática necessita passar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o atual Governador que assumiu o cargo após a renúncia de Geraldo Alckmin (PSDB), desconsiderou visivelmente, o impacto negativo que isso teria aos cofres públicos, que já sofrem com déficit, inclusive atrasando obras importantes de infraestrutura e outras áreas no Estado.

Para estabelecer um debate sobre o assunto, consideramos o trecho entre Tatuapé e Comendador Ermelino, que foi o trecho paralisado da Linha 12 pelo problema com a sinalização nos últimos dias.

Mapa_Tatuapé-Ermelino
Mapa de deslocamento entre a Estação Tatuapé e Estação Comendador Ermelino. (Lopes, 2018).

Em um trem (Série 7000), cabem em média 1.004 mil usuários por composição. Considerando um intervalo de 6 minutos, pensando somente no sentido Calmon Viana – Brás, praticado no horário de maior movimento e os trens com capacidade máxima de ocupação, tem por hora, 10 partidas, totalizando 10.040 mil usuários por sentido.

Falando agora sobre o trecho entre o Tatuapé e Comendador Ermelino, são aproximadamente 22 km entre as estações, de carro e utilizando aplicativos que indicam a melhor rota para fugir de trânsito.

Para parametrizar o valor de uma corrida de táxi e também, de aplicativo, consideramos os app “SPTaxi” e Uber, para estimar o preço e percurso entre as duas estações:

Perspectiva_Tracado_Custos
Percurso e percurso estimado pelos aplicativos SPTaxi e Uber entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, Linha 12 da CPTM. (Lopes, 2018).

Usando como parâmetro, uma corrida com 4 passageiros entre Tatuapé e Ermelino, seriam necessários 2.510 veículos para atender a demanda. São Paulo atualmente conta com aproximadamente 38 mil veículos cadastrados no sistema da SPTrans. Já a Uber, desconsiderando os outros aplicativos, superam os 50 mil veículos cadastrados.

Do ponto de vista operacional, é possível que os veículos atendam como “PAESE” entre Tatuapé e Ermelino.

Agora, vamos partir para o custo operacional:

Pensando somente nos táxis, como o Governador, são 2.510 veículos cobrando R$67.00 no trecho. No total, somariam algo em torno de R$168 mil por hora e sentido. Levando também em conta que a operação no horário de pico (8 horas por dia) entre segunda e terça-feira (total de 32 horas),  seriam gastos com esse “PAESE de Taxi” aproximadamente 538 mil reais para cobrir essa “solução” que foi proposta em entrevista.
Trocando em miúdos:

operacao_taxi
Diagrama de custos e operação por táxi entre estações. (Lopes,2018).

Somente com esse montante e não considerando que haja outras falhas dessa magnitude, não daria para construir grandes obras de infraestrutura, novas linhas ou comprar novos trens. Mas a oneração dos cofres públicos da ordem de R$538 mil por falhas que durem mais que dois dias, resultaria aos poucos a retirada de recursos que podem ser alocados em outros tipos de melhorias no sistema, como a manutenção de via permanente, conservação de trens (que são bastante vandalizados até hoje) e na continuidade das obras de modernização, que visam diminuir inclusive, as falhas que afetam o sistema e que se reduzidas, evitariam esses gastos com Táxis e até um congestionamento causado por eles. Lembramos que não somos contra os taxis ou aplicativos, mas eles não podem absorver uma demanda competente ao transporte de massa na Região Metropolitana.
Indo um pouco mais longe, daria para considerar a contratação de mais vigilantes/ força policial e até a instalação de mais câmeras para aumentar a segurança no trecho com o valor em questão. Sem pensar em outras áreas que esse valor poderia ser empregado, como saúde pública, saneamento, segurança…

A boa utilização dos recursos públicos é de responsabilidade do gestor público, bem como utiliza-los da melhor maneira, buscando atender a maior parcela da população possível e sem preterir qualquer lugar ou condição social.

O sistema de transporte, tanto sobre trilhos quanto sobre pneus merecem sim maiores investimentos relacionados à melhoria da operação, procurando diminuir as falhas e reduzindo custos operacionais, através de uma operação de transporte verdadeiramente eficiente. Por isso, os gastos seriam mais bem direcionados às intervenções pontuais no sistema e não só somente ao financiamento do percurso dos passageiros, que independente do que aconteça, não fica desatendido pela existência do plano PAESE, que também gera gastos aos cofres públicos e que atendem a um maior número de passageiros por vez, reduzem congestionamentos (em comparação aos taxis) e além de tudo, não seja uma ideia um pouco mirabolante para a realidade do transporte na Região Metropolitana de São Paulo.

Tags

Sobre o autor do post

Rodrigo Lopes

Paulistano, formado em Logística e graduando de Tecnologia em Transporte Terrestre, sempre gostou de transportes e tudo o que envolve a mobilidade, transportes e planejamento urbano. Participa de projetos relacionados a preservação ferroviária, transporte não poluente e gestão pública. Criador do Boletim do Transporte em 2011, desde Abril de 2018, colabora com o Via Trólebus.

Video

YouTube video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Calendar

junho 2018
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

RSS Meks Blog

  • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15 de setembro de 2021
    Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
    Dusan Milovanovic
  • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16 de junho de 2021
    Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
    Dusan Milovanovic
  • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 1 de março de 2021
    Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
    Ivana Cirkovic
  • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18 de janeiro de 2021
    You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23 de novembro de 2020
    Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10 de setembro de 2020
    Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15 de agosto de 2020
    Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16 de julho de 2020
    Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 9 de junho de 2020
    Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14 de maio de 2020
    Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic

Text

Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.

Archives

Via Trolebus