Metrô SP

ViaQuatro apoia divulgação do Guia Brasileiro para Utilização dos Sistemas sobre Trilhos

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, disponibilizou para download em seu site uma publicação que compila informações úteis para seus passageiros. O Guia Brasileiro para Utilização dos Sistemas sobre Trilhos, redigido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), é uma cartilha digital com dicas que reforçam as regras de utilização do sistema metroferroviário brasileiro.

A cartilha traz, em linguagem simples e didática, informações para orientar os passageiros de trem, metrô e VLT de todo o território nacional sobre a utilização desses meios de transporte. São 35 dicas de convivência nos trens e estações, desde o embarque até a saída na estação de destino. Também são destacadas as atitudes esperadas em casos de emergência, além das regras de uso do sistema e dicas de segurança.

A ferramenta de orientação é fruto da colaboração com a ANPTrilhos com os operadores do sistema. Segundo Conrado Grava de Souza, Diretor de Planejamento ANPTrilhos, “uma interferência em um ponto afeta todo o sistema, então, cada vez mais é importante termos o usuário como colaborador, como parceiro na produção da viagem. Para tanto, as regras e os procedimentos precisam ficar esclarecidos para ele. Os deveres e as obrigações do operador também devem ficar claros”.

Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro, explica que a operadora da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo tem entre suas prioridades levar informações sobre segurança e o bom uso do sistema de transporte metroviário a seus passageiros. “O conteúdo do guia da ANPTrilhos complementa as campanhas de segurança e prevenção de acidentes que transmitimos em nossos monitores de estação e trens e sistema de som”, explica o executivo.

O Guia Brasileiro para Utilização dos Sistemas sobre Trilhos está disponível para download.

 

Fonte: Assessoria ViaQuatro

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus