Metrô publica novos vídeos de suas obras

O Metrô publicou nesta sexta, 4, novos vídeos de suas obras com data de abril, das 4 linhas em obra.

Na linha 5 – lilás, na estação Santa Cruz, já começaram a instalação das catracas porém há muito o que ser feito ainda.

Na linha 17 – ouro, parece que o foco é apenas no Pátio Água Espraiada. Há estações em completo abandono.

Na linha 15 – prata, as estações estão em uma reta final, aparentemente. Pelo visto mais uns 2 meses de obea parea entregar tudo.

Na linha 4 – amarela, ainda faltam 2 estações e pelos vídeos não serão cumpridos os prazos. A estação São Paulo – Morumbi, que está prevista para o meio do ano, deve ficar para o fim do ano ou ano que vem. Vila Sônia também não deve ser entregue em 2019.

 

 

 


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

19 Comentários deste post

  1. Linha Prata poderia ao menos fazer a conexão com a Estação Ipiranga da CTPM né, questão de capricho apenas.
    O cidadão que vem de São Matheus precisa sair do sistema, pegar o metro, andar uma estação e fazer baldeação para o Trem.
    Desde jeito é mais facil pegar o troleibus em São Matheus e ir até Santo André e então pegar o trem… Deixando de usar o Monotrilho e só fazendo da estação de Santo André mais lotada do que deveria ser.

    Vitor Pereira Gabriel /
    • Além disso, um adendo: não é interessante para quase ninguém fazer o trajeto que você descreveu por não possuir integração tarifária e por ser um percurso de um bairro periférico (São Mateus) para outra região periférica (Santo André). Percursos assim não representam nem 5% das viagens, e serão obrigatoriamente traçados em parte fluxo e parte contra-fluxo no horário de pico…

    • Se for para o Centro de São Paulo,descendo na Vila Prudente,é só pegar o Expresso Tiradentes,uns 15 minutos de viagem.

      • Expresso Tiradentes não é vantagem pq tem que pagar quase uma nova tarifa cheia, já que reduziram bastante o desconto na integração, tornando desvantajoso a integração. Essa diferença patrão nenhum vai pagar no VT, mto menos trabalhador vai querer arcar com esse custo a mais.

  2. Falar que é questão de capricho é forçar MUITO a barra… Chega a ser um absurdo de ingenuidade.
    As estações Vila Prudente e Ipiranga não são vizinhas, muito menos próximas. Para ser mais exato, elas distam 1,5Km em linha reta, implicando em mais uns 2km de trilhos. Além disso, a atual estação Ipiranga é uma piada de mal gosto. Seria necessário construir uma nova estação para a CPTM mais a estação do monotrilho (e pelo que estão estudando, uma do Expresso Tiradentes tb). Para isso, obviamente seria necessário desapropriar algumas casas, o que encareceria as coisas.
    Considerando que o custo do monotrilho é cerca de 350 milhões/km, essa brincadeira sairia uns 700 milhões, chutando baixo. Mas vamos supor que você fosse o governador e falasse “Beleza, vamos construir agora!”. Primeiro teríamos o problema que o projeto do trecho ainda não está pronto. Depois, temos o problema de desapropriar tudo, que pode demorar um ano. Por fim, não é tão simples assim falar para a empreiteira “me faz um puxadinho aí”, muito provavelmente seria necessária uma nova licitação, que demoraria mais um pouco e muito provavelmente acabaria indo para outra empreiteira.
    Enfim, na teoria pode parecer um capricho, mas na prática não é tão simples assim.

    Francis /
    • parabéns! vc é um gênio! FODÃO!

      Vitor Pereira Gabriel / (em resposta a Francis)
      • Neste momento há outras prioridades, cobertor curto.Acho que esse dinheiro poderia aumentar mais algumas Estações em direção à Cidade Tiradentes.

        • Os dois trechos devem ser licitados simultaneamente, isso se o relativo a Ipiranga não for exigida como contrapartida a concessão. Com sorte, esse trecho vai custar uns 700 mi e o outro 4 bi. É um custo que, se for usado para outra coisa, deve ir para obras e desapropriações atuais… Fazer “só um pedacinho” é muito improvável.

    • A distancia entre V.Prudente e Oratório é de 2,9km. Logo, 1,5km não é nada perto de transformar a V.Prudente numa nova Guaianases. Afinal, estamos falando de 400 mil por dia sem nenhuma outra opção a não ser linha 2.

      Alias, tem o ET, mas com a integração quase como se fosse 2 tarifas, quem é que vai pagar tarifa de integração cara se pode baldear gratuitamente e seguir de metrô até o centro? Na ponta do lapis fará diferença.

      A Estação Ipiranga ajudaria a desafogar a V.Prudente.

  3. Mas o plano inicial não era ir até Ipiranga? Então talvez já tenha algo encaminhado num futuro distante.

    Vitor /
    • Na verdade, não. O plano inicial era que o que hoje é o monotrilho fosse a continuação da linha verde, e o que será a linha verde até Guarulhos fosse a linha 15 – Branca.
      Posteriormente optaram por inverter: linha verde até Guarulhos e branca até Cidade Tiradentes.
      Ainda depois, resolveram trocar o metrô tradicional por monotrilho, mudando alguns detalhes de traçado e o nome da linha, para prata, que na época era o trecho Vila Prudente – Cidade Tiradentes, que foi dividido em três fases: Prudente-Oratório, Oratório-São Mateus e São Mateus- Tiradentes.
      Aí, depois de toda essa novela, tiveram a ideia do trecho até o Ipiranga. A ideia seria faze-lo junto com o último trecho do traçado original, mas pelo que eu ouvi falar não há nem projeto executivo pronto nem previsão para licitar as obras (o que vai depender bastante das eleições desse ano e do contrato de concessão da linha).

  4. Linha linha para o metro ligando são Paulo a Diadema, (a linha não existi e possivelmente nunca vai existir)
    Estação Terminal Brasil (acesso a linha 19)
    Estação Ibirapoera
    Estação AACD Servidor (acesso a Linha 05)
    Estação Indianópolis
    Estação Planalto Paulista
    Estação Congonhas (da linha 17 passaria a ser dessa linha )
    Estação Jardim Aeroporto (acessoa a linha 17)
    Estação Vila Mascote – Cucepê (transferencia para os trolebus da metra)
    Estação Marajoara
    Estação Consorcio – Universidade ibirapoera
    Estação Americanópolis (futuro terminal da linha 01)
    Estação Jardim Orly
    Estação Estrada dos Alvarengas
    Estação Parque Dorotéria
    Estação Alda Dias (diadema)
    Estação El Douradado (universidade federal e parque El dourado)
    Estação Rufinho
    Estação Terminal Serraria.

    wagner /
  5. Uma coisa e publicar, outra e inaugurar.

Deixe uma resposta