Linha 13 – Jade funciona das 10h às 15h diariamente

A Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart-Aeroporto-Guarulhos) da CPTM já está com operação assistida ampliada para todos os dias da semana, no horário das 10h às 15h, desde esta segunda-feira, 30 de abril. Desde a sua inauguração, em 31 de março, os trens estão circulando somente aos sábados e domingos, nesse mesmo horário.
Durante os quatro fins de semana de testes, quase 120 mil pessoas utilizaram a linha, a maior parte a passeio para conhecer o novo trajeto e sua integração com o aeroporto internacional de Guarulhos – GRU Airport.
Ao longo do mês de maio, com a circulação dos trens diariamente, a Companhia deverá finalizar todos os testes e fazer os ajustes necessários para o início da operação comercial, prevista para junho, quando os trens circularão das 4h à meia-noite e haverá cobrança de tarifa.
Linha 13-Jade
Primeira ligação de transporte sobre trilhos com a região de Guarulhos, a Linha 13-Jade beneficiará a população que mora, trabalha ou estuda naquela cidade. Também é uma nova opção de transporte para acessar o aeroporto internacional, de forma mais rápida e econômica.
Com um total de 12,2 km de extensão, a Linha 13-Jade tem três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart (reconstruída), que faz integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), na capital paulista.
Da extensão total da Linha 13-Jade, 4,3 km de via são em superfície e 7,9 km em elevado, cruzando a área do Parque Ecológico do Tietê, os rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, as rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra e Hélio Smidt, além da avenida Monteiro Lobato. Essas transposições de rios e importantes rodovias exigiram grandes soluções de engenharia. Entre elas, a construção de um viaduto estaiado com dois mastros com cerca de 70 metros de altura e extensão total de 690 metros no entroncamento entre as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt.
Fonte: Assessoria CPTM

 


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

2 Comentários deste post

  1. Como está a aceitação dessa Linha por parte da população?

    Juarez Costa /
  2. Como os terminais 2 e 3, de onde saem a maioria dos voos estão bem longe da estação não sei se os ônibus postos pela concessionária serão suficientes para dar conta da demanda. Creio que se alguém que chegue duas horas antes do avião partir na estação aeroporto e perder o avião a concessionária deveria ser responsabilizada, já que ela se opôs que tivesse uma estação no aeroporto. Espero que esteja errado, mas com o tempo os ônibus colocados à disposição não darão conta do transporte dos passageiros e surgirão táxis e vans para fazer este pequeno trajeto entre a estação e os terminais de embarque a preços “módicos”.

    Marcos Henrique Saat /

Deixe uma resposta para Juarez Costa Cancelar resposta