CPTM retoma obra de expansão da linha 9 – esmeralda

O governador de São Paulo, Márcio França, anunciou nesta terça, 17, a retomada das obras de expansão da linha 9 – esmeralda, da CPTM, de Grajaú a Varginha. Além da construção dos viadutos, será homologado o contrato de implantação de energia.

O Ministério das Cidades liberou R$ 25 milhões e autorizou o início da construção de quatro viadutos no trecho da expansão.

Também foi publicado o edital das obras complementares do lote 1, que engloba a construção da parte  da via permanente e da estação Mendes-Vila Natal. A previsão é que esses serviços comecem no segundo semestre.

As obras de expansão começaram em 2013 com previsão de entrega em 2015 porém pouco se avançou. Os canteiros estão totalmente abandonados desde então.

Linha 7 – Rubi

Na data de hoje França também entrega o trigésimo oitavo novo trem para a linha 7 – rubi, do lote que engloba 65 novos trens.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

27 Comentários deste post

  1. É impressão minha ou bastou o Alckmin sair pra algumas coisas começarem a finalmente se desemperrar? Sei que ainda é muito cedo pra afirmar qualquer coisa, mas é o que aparenta

    Gapre /
    • Muitas coisas “sairão” porque o Márcio França concorrerá na eleição, mas acho que a animação só dura até o fim do ano, independente de quem entre.

    • Marcio França é do PSB ,partido da esquerda, não governa para rico.

      Ele tinha dito que iria dar prioridade em melhorar e dar qualidade ao que já temos e concluir o que está em obras ou pendente.

      Alckmin é do partido que não presta, pior que o PT, olha ai o Aecio virou réu e tomara que seja preso e que apodreça atrás das grades!

      Graças a deus que saiu, espero que não volte mais….

      Com o Dória tendo aprovação de apenas 18%, dificilmente vencerá a eleição para o Estado se a oposição abrir os olhos dos eleitores que o PSDB é o partido de politicos de meio mandato, sem palavra e que só usam os cargos como trampolim.

      Serra nunca mais conseguiu ganhar mais nada aqui por isso.

      • E por acaso o Alckmin está filiado a partido de DIREITA? Desde quando o PSDB é de DIREITA?

        Acho melhor rever os seus conceitos políticos e parar de ficar repetindo o que a massa de manobra grita!

      • Cacete, se o psdb perder a eleição pro governo do estado de sp vai ser um milagre, aleluia

      • Acho que tem uma porção de coisas erradas nesse comentário.

        O PSB não tem uma posição definida, tem algumas lideranças de esquerda, muitas de centro e aqui em SP sempre foi governista, tanto no PT quanto no PSDB. Vale lembrar que o Skaf já foi do PSB, não dá pra chamar ele de esquerdista. Marcio França sempre foi da confiança do Alckmin e sempre teve posições de mediação (próprias do centro).

        O PSDB também é um partido sem muita clareza de posições (tem o Coronel Telhada e um movimento chamado “esquerda pra valer”), o Alckmin sempre teve posições de centro-direita e o não há duvidas que o Dória é de direita. Vi um artigo que dizia que o partido ficou mais à direita depois que o PT assumiu o governo federal. Quem é um pouco mais velho lembra que em SP PT e PSDB sempre se aliaram contra o Maluf e o Quércia.

        Ninguém governa pra rico, governa pra empreiteiras, bancos e grandes conglomerados. Mesmo os ricos do país são prejudicados pela fraqueza do nosso sistema político.

        Rafael Oliveira / (em resposta a Renato)
  2. Mas esse oitavo trem sera que e Da Hyanday.
    Ou da Caf ja que tiraram trens da Hyandai
    Pra linha 13ºJade. Esses trens da linha 13ºJade qd chegar o que vão fazer os da Hyandai além de deixar na linha 9º Esmeralda .
    Será. Que vão deixar alguns oi dois pelo menos na linha 10 Turquesa.

    Eu duvido muito, vamos aguardar até o final de 2019.
    Sempre essa linha e esquecida.

    Leandro /
    • Linha 9 não irá receber mais nenhum trem novo pq não tem espaço para mais trens no carrossel da linha. A infraestrutura dela já opera no máximo de sua capacidade.

      Além disso já recebeu 8 trens série 7000 que foram para lá no lugar dos 7500 que foram para a Linha 10. Está com frota padronizada e não precisa mais mexer lá. Com a expansão até Varginha, outros 7000 deverão ir para lá….

      • Sim descordo em partes de vc.
        Pego essa linha 10*Turquesa e tem apenas 4 trens desta. Serie 7500 CAF.
        Além vc disse certo pra linha 9º Esmeralda.Isso agora .
        Num futuro próximo em 2019 em diante vão terminar a expansão até varginha.
        Concerteza vão precisar de trens novos sera que vão usar os da Hyandai e qts vao precisar. A linha 10*Turquesa como fica sempre abandonada.

  3. Quanta bobagem nos comentários, esse dinheiro do PAC era para ter saído em 2014, mas o desgoverno anterior não liberou, foi liberado agora, o Governo Temer pegou 20 mil obras paradas no Brasil, liberou verbas para 5000 obras com valor abaixo de 500 milhões, essa obra está no contexto, antes tarde do que nunca.Espero que também saia a liberação das verbas para o Ferroanel Norte.Em tempo: Marcio França não tem nada a ver com essa liberação da verba, pegou o bonde andando e subiu.

    Felix /
  4. Félix e suas piadas falidas

    • Concerteza ele esquece que foi esse governo que fez licitaçao. Errada diga-se de passagem e vão ter que refazer toda licitaçao nos moldes que o governo federal quer.
      Ou seja esse Félix sempre viranda manteiga Doriana escorregando que uma beleza. Sempre mais do mesmo com essas piadas fúteis e sem graça.

  5. Não sabia que tema do blog tinha virado política.
    Que chato. TODOS os posts. Simplesmente TODOS.

    William /
  6. Não importa o partido, o que importa é se obra vai sair, para o bem de todos. Estou muito feliz com as inaugurações das linhas 4, 5 e 15, apesar dos atrasos.

  7. Dória será eleito governador por ser o menos ruim entre as opções…
    Haddad, Kassab, Skaf, Erundina e Russomano não ganham nem para sindico.

    Diego /

Deixe uma resposta