Secretário comenta sobre localização da estação Aeroporto e detona a GRU Airport

O secretário dos transportes metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelssioni, não gostou muito quando foi perguntado sobre a localização da nova estação Aeroporto – Guarullhos, durante o evento da inauguração da linha 13 – Jade.

Em entrevista ao  repórter Ádamo Bazani, do Diário do Transporte, o secretário estava visivelmente nervoso sobre este tema. Clodoaldo disse que a GRU não permitiu a construção da estação próxima aos terminais de mais movimento porque iria construi um centro comercial que, segundo a GRU, está no contrato de concessão. O centro comercial, até o momento, não foi construído.

O secretário também disse que a GRU Airport havia se comprometido a construir o monotrilho que ligaria os terminais a  estação, o que também não foi feito.

Finalizando, Clodoaldo diz que o Governo Estadual fez sua parte e que a imprensa deve cobrar do Governo Federal e da GRU Airport as promessas não cumpridas.

 


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

57 Comentários deste post

  1. Essa é boa! Os caras demoram um século pra entregar um serviço porco e ainda ficam nervosinhos quando são questionados??? O povo é que deveria questionar por que é que os interesses de lucro da concessionária (o tal centro de comprars) devem se sobrepor aos interesses públicos (uma estação que se integre de verdade ao aeroporto). PSDB lixo como sempre.

    Gapre /
    • Simples existe uma coisa chamada contrato e deve ser seguido…. independente do partido se ninguem previu a construção no contrato mesmo a linha tendo projeto antes da privatização do aeroporto, a unica saida que vejo seria propor algum aditivo ou contrapartida para que ao menos a estação JD EUCALIPTOS seja mais próxima do terminal 2.

      • Simples, existe uma coisa CONTRATO BEM FEITO, o que não aconteceu. Desde 2002 o Alckmin “previa” em campanha eleitoral a construção desse trem e vc me vem com esse papinho que nesse tempo todo o chuchu não poderia prever o que aconteceria?? Por favor, nos poupe dessa condescendência e desse puxa-saquismo, o povo já tá farto disso!

        • Gapre não se faça de desentendido, desde 2003 o Aeroporto pertencia ao Governo Federalcom quem era negociado , depois que o Governo Federal fez a concessão, mal feita, e vc quer jogar na respobsabilidade do Estado? Quer defender o indefensável?

          • Desde antes de 2003 já era do governo federal, inclusive sob gestão do FHC. Nessa época também não saía nada, Felix!

            Gapre / (em resposta a Felix)
        • Gapre, pare de delirar. Nesse caso a culpa não foi do Alckmin. Se foi feito um contrato ruim, isso foi por causa do governo federal, que vendeu o aeroporto. Não seja desonesto com os fatos. Isso desqualifica ainda mais o seu discurso vergonhoso.

          • Delírio é jogar a culpa na concessão do governo pra justificar uma estação do aeroporto a 1km do aeroporto… tempo pra consertar isso tiveram. Vergonhoso é defender essa porcaria de governo a qualquer custo!

            Gapre / (em resposta a Josh)
      • Maycon, o contrato deve ser respeitado, mas o interesse público deve prevalecer sobre o interesse privado. Existe um princípio chamado “Função Social do contrato”. Se quiser ler sobre o assunto, achei um link interessante: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI16458,61044-Funcao+Social+do+contrato+no+Codigo+Civil+2002

        A integração com o aeroporto, ao meu ver é um interesse público relevante, mais relevante que o interesse da empresa que deveria ser obrigada a negociar. Mas infelizmente no nosso país, o privado parece prevalecer sobre o público.

        Aliás, não vejo como ela teria prejuízos, o centro comercial poderia ser contruído juntamente a estação. Ao invés de prejuízo ela poderia lucrar com o centro comercial se beneficiando das pessoas vindas da estação que passariam por ele. Acredito que foi uma questão de comodismo, mal devem ter pensado no assunto.

        • Disse tudo, Anderson. O PSDB poderia ter apelado ao Judiciário alegando interesse público nessa obra, já que o PSDB sempre consegue favores nessa esfera pra livrar os seus de investigações. Mas, claro, pra favorecer o povo os tukanos não correm atrás de nada, preferem continuar ao lado de empresários e acusam os partidos rivais das suas próprias caghadas

    • Não sabia que Dilma (a responsável pelo contrato de concessão do aeroporto) era do PSDB. . .

      • Ué, concessóes agora são ruins? O PSDB não sabia dessa concessão e mesmo assim resolveu fazer uma estação no meio do nada pra atender o aeroporto?? Desde 2002, quando começou a prometer esse trem, já existia essa concessão????

        • Sendo o terreno federal e concedido, o que o estado paulista poderia fazer? Invadir? Você pode reclamar do tucanistão com razão, mas nesse caso está errado. O governo federal e a concessionária barraram a estação, simples.

          Aceite que Dilma errou (fez uma concessão ruim-o que não significa toda concessão ser algo ruim). Será que é tão difícil assim?

          • A concessão foi feita uma década depois da promessa dessa obra. O governo resolveu fazer mesmo assim esse trem após a concessão ter ocorrido, indo pro meio do nada e a culpa foi só da concessão? No fim foi tudo errado!

            Imagina esse trem chegando lotado de gente e todo mundo esperando 15 minutos por um ônibus??? Tipo,vão chegar uns 2 trens cheios nesse meio tempo pra lotar um único busão… não vai rolar!

            Gapre / (em resposta a Ivo Suares)
          • Guarulhos agora é meio do nada?

            E o projeto atual da Linha 13 foi melhor para a cidade, pois o trem original proposto em 1999 tinha apenas uma estação no aeroporto enquanto que o projeto da Linha 13 pretende chegar até São João e Bonsucesso. O projeto básico até Bonsucesso está pronto, o novo governador fala em fazer o projeto executivo, de forma que depende apenas da vontade e pressão popular para que a linha chegue até Bonsucesso.

            Ivo Suares / (em resposta a Ivo Suares)
          • Ivo Suares, essa estação do Aeroporto é o meio do nada! Fale com a mão no coração, vc vai pegar um monte de baldeação pra chegar numa estação onde vc e mais uma porrada de gente ainda vai ter que esperar porpelo menos 15 minutos por um ônibus que não vai caber todo mundo que tava no trem que vc chegou e mais os outros que vieram nesse meio tempo??

            E não conte com os ovos ainda na cloaca, sabemos muito bem que uma obra sair do papel é praticamente utopia, lá se vão mais umas décadas (e milhões) perdidos.

            Foi a Dilma que fez a estação do aeroporto longe do aeroporto? Ela que tem que se responsabilizar agora pela obra do Governo do Estado? Quem foi fazer o trem não leu o contrato de concessão? O Alckmin prometia isso desde 2002, resolveu fazer o trem só depois que a concessão foi feita? Se o Alckmin tivesse feito a concessão, ela teria sido mal feita, pois ele estava se responsabilizando tanto pelo trem quanto pelo aeroporto. Agora, quem cuida da concessão do aeroporto precisa cuidar também do governo alheio??? Claro, os dois precisavam conversar, mas dois partidos rivais jamais fariam isso, ainda mais no Brasil. O povo acabou se danando por isso.

            Gapre / (em resposta a Ivo Suares)
          • O Gapre acha que a Linha 13 Jade foi feita exclusiva para o Aeroporto e para seus usuários , naquela região, conheço bem, beneficiará milhões de Guarulhenses e de qyem mora na Zona Leste, Hermelindo Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaim etc…O Gapre está perdoado, ele é do Rio de Janeiro.

            Felix / (em resposta a Ivo Suares)
        • Gapre pare de passar vergonha, aqui não tem analfabeto funcional que não possa entender o que foi feito, a verdade dói mas tem que ser dita.O Secretário tem toda razão de ficar nervoso.

          • Quem tem toda razão de ficar irritado é o povo. Esse trem vai ser inútil!

            Gapre / (em resposta a Felix)
        • Quando são mal feitas, sim, são ruins.

          • Agora o aeroporto de Guarulhos é mal operado na sua opinião, Felix?

            Gapre / (em resposta a Felix)
          • Feliz, já que você é o tal de puxa saco pago pelo PSDB para ficar defendendo, eu te convido a pegar o metrô e a Linha 12 para chegar até o aeroporto as 17:30hs, bem no horário de pico por 1 mês para ver se você encara o aperto.

            Estive hoje na linha e vou te dizer. Até a CPTM já se ligou que se não houver o serviço connect até o Brás, a linha 12 iria penar para absorver os mais de 100 mil novos usuários previsto na linha 13. E ai a Estação Eng.Goulart iria virar uma nova Guaianases.

            Ah, mas vc nem deve saber pq não usa nos horarios de pico né….xD

            Então, antes de você ficar ai vomitando asneiras, que tal usar o serviço publico nos horários de pico? Pois quem usa sabe bem como é a CPTM….a realidade dela não e´a sua realidade

            Cuidado cara…carreira de puxa saco dura pouco tempo!!

            A Linha no formato atual está ruim. Ficará melhor qdo for expandida e espero que seja expandida.

            Mas se for para fazer, que faça bem feito ou então não faça.

            Para o seu azar, Alckmin está dando adeus no dia 7 e o Marcio França do PSD já disse que vai governar num estilo bem diferente do Alckmin e espero que seja para melhor.

            Teu PSDB não vai ganhar para presidente pq os povos do norte, sul e nordeste não querem nem saber de PSDB em suas regiões.

            Vai se acostumando….

            Renato / (em resposta a Felix)
        • Bem feito! Votam no PSDB tem mais é que levar na bunda mesmo!!

          Qto pior melhor! Tem que sofrer mesmo paulista burro

          • Renato vc está fazendo ilações, não tem dados corretos e nem conhecimento a respeito do que ocorrerá, vc acha que engenheiros e técnicos da CPTM não fizeram todos os estudos e possibilidades a respeito? Vc apenas está sendo mãe Diná, tentando prever o futuro.

            Felix / (em resposta a Marcelo)
  2. bem feito pra gru airport, hahahaha

    haroldo /
    • Pois é, fica de resposta pra quem acha que iniciativa privada sempre trabalha bem…

      • Gapre se vc tem acompanhado meus comentários sabe que não é a forma de Empresa que derermina se é noa ou má administração e sim a forma de Gestão, muitas Estatais de N paises estão comprando Empresas Privadas e Estatais brasileiras.Por que as Estatais dos EUA, França, Noruega, Alemanha dão certo e são bem administradas e as fo Brasil não? A resposta é simples, muita ingerência de Politicos e Sindicatos nas Estatais brasileiras, pessoas indicadas para interesses de Partidos Politicos e não do País. A ECT, Correios, sempre foi bem administrada pelos Técnicos e Administradores Postais formados na Empresa, hoje dá prejuizo por quê já que fatura 5 vezes mais que em 1996 ? Prnse nisso.

  3. Não gosto desse cara mas ele está certo. A concessionária é “ dona” do terreno e não deixou construir lá. Cobrem a Dilma e o Condenado pelo trem bala.

    Renato /
    • Do trem bala vc tem que perguntar pro careca de 23 milhões que a Dodge livrou a cara: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,serra-diz-que-merece-medalha-por-ter-atrasado-trem-bala,1603244

      • O projeto do TAV só não foi licitado por decisão do governo Dilma, que cancelou a licitação na última hora por pressão da Alstom, CAF, Siemens, etc, pois havia apenas o consórcio coreano da Hyundai Rotem com um proposta válida.

        • Perfeito.Tambem tem que cobrar o Lula pela não construção do Ferroanel Sul quedeveria ser feito junto com o Rodoanel Sul, o Governo Federal enrolou e não fez, o mesmo deve ser cobrado da Governanta Dilma que prometeu o Ferroanel Norte junto com o Rodoanel Norte, obras do Estado.Governos Federal, Prometeram e não cumpriram.

          • Felix, pq você não cobrou do Alckmin a construção do Expresso ABC e os tais trens regionais?

            E pq não fala nada do seu prefeito mochileiro peregrino prefake lixo ter dito que iria ficar os 4 anos na prefeitura, mas ter abandonado o cargo mais uma vez, usando a prefeitura como trampolim?

            Vc só fala o que lhe convém….

            Galinha que corre atrás de pato morre afogado-ooo

            Renato / (em resposta a Felix)
      • O José Serra tinha razão, seria mais de 60 bilhões em um projeto que não é prioridade.A Prioridade para São Paulo são os trens inter regionais.Com 60 bilhões daria para investir no Metrô/Monotrilho de 27 Estados da Federação.

    • Xará, não se engane com PT e PSDB. Cara de um, focinho de outro.

      Alckmin prometeu o trem regional desde 2000 e nada fez.
      E nem os trens expressos tirou do papel
      kd o Expresso ABC?

  4. “O secretário também disse que a GRU Airport havia se comprometido a construir o monotrilho que ligaria os terminais a estação, o que também não foi feito.”kkk o secretario sentiu na pele o comprometido pelo governo e nao foi entregue, feito, …. vai virar fase 2, 3, etc

    Alexandre i /
  5. Problema que no Brasil tudo é mal planejado…

    Provavelmente a estação não é citada no contrato de concessão…
    E o centro comercial não tem prazo.

    Logo eles não vão fazer nada e vão deixar os ônibus

    O governo poderia pelo menos tentar consertar essa falha contratual, fazendo linhas diretas do Brás pelo menos de hora em hora

    Porque mesmo se aumentar o número de trens da linha 12, vai ser complicada entrar com malas nela

    Andrew /
  6. O importante é saber se a estação aeroporto tem ligação com o terminal taboão,(não sei se tem) que ai sim faz sentido, pessoas que vem de ônibus de vários bairros e pegam o trem ali, e não ficam tão incomodadas com o fato de ter que pegar a linha 12 depois, que poderia ter uma estação mais perto dos terminais até poderia,mas la ´que por ser concessão federal e não pode ter,paciência, mas o GESP poderia ter esticado até as imediações da rua Jamil João Zarif e feito mais um terminal de ônibus lá tbm.

    Mauri /
  7. Esse monotrilho NÃO vai sair, esqueçam.
    Já colocaram o busão e será assim.

    Renato /
  8. vai se danar gru airport, hahaha

    haroldo /
  9. As obras no país Euro-Afro-Tupiniquim são “Provenitivas”, ou seja, o provisório que se torna definitivo. Vou rir para não chorar……Saudações,

    Claudio Lemes Louzada /
  10. Gapre se vc tem acompanhado meus comentários sabe que não é a forma de Empresa que derermina se é noa ou má administração e sim a forma de Gestão, muitas Estatais de N paises estão comprando Empresas Privadas e Estatais brasileiras.Por que as Estatais dos EUA, França, Noruega, Alemanha dão certo e são bem administradas e as fo Brasil não? A resposta é simples, muita ingerência de Politicos e Sindicatos nas Estatais brasileiras, pessoas indicadas para interesses de Partidos Politicos e não do País. A ECT, Correios, sempre foi bem administrada pelos Técnicos e Administradores Postais formados na Empresa, hoje dá prejuizo por quê já que fatura 5 vezes mais que em 1996 ? Prnse nisso.

    Felix /
  11. Esses petistas imundos, babões e retardados, bebedores de mijo direto da fonte da mocreia porca e louca da Dilma e do pinguço leproso e podre do Lula, só vêm aqui para encherem o saco dando esses chiliques ridículos de gentinha frustrada e vagabunda! Não adianta, o PT aqui não entra, podem zurrar, relinchar e cacarejar à vontade, não conseguirão nada aqui e serão varridos do resto do Brasil também e o PSDB pode ser uma porcaria e é, mas existem coisas piores como esse Partido das Trevas que vai se danar de vez e essas nojeiras malditas de comunismo e socialismo que não deram e não dão certo em nenhum lugar do mundo, que vão para o inferno!

    Celso Jorge Aguiar Amaro /
  12. Hilário ver o Félix defendendo com unhas e dentes o PSDB, só que ele esquece que além do transporte sobre trilhos ser uma piada em SP, tem a EMTU que e um lixo, além da segurança publica e saúde que só existe nos contos de fadas do PSDB.

  13. PT, PMDB, PSDB e demais facções partidárias estão aí cada vez mais firmes nas suas missões para afundar cada vez mais esse país, é uma baita vergonha há maior cidade do país até hoje não ter uma conexão metroferroviária descente que ligue seus 2 aeroportos (isso que nem estou colocando Viracopos na história, o que ficaria mais vexaminoso ainda), aí me gastam uma baita grana, em uma linha que esta prevista para a copa de 14 (outra indecência), me entregam metade da obra bem porcamente falando, porquê em um país sério concessionária nenhuma iria interferir em posição de estação de uma linha de trem que viria beneficiar a ela própria, e aqui estamos discutindo que a culpa foram dos petralhas, dos tucanos, desse, daquele, na verdade há culpa é nossa, população que elegemos essa corja que nós governa e ainda temos a cara de pau de eleger bandido de estimação, seja de um lado, seja do outro.

    Rafael /
    • Rafael, discordo de vc, o PSDB esteve 8 anos no Governo Federal e não quebrou o país, muito pelo contrário, diminuiu a divida publica para 850 bilhões em 2003, se hoje está 4 trilhões foram das gestões de seus sucessores, São Paulo também é um Estado que está vom as vontas equilibradas.

  14. Tecnicamente, poderíamos ter o trem Expresso Aeroporto saindo da Barra Funda (atendendo toda a região Oeste e Noroeste), parando na Luz (atendendo ao Centro e usuários das linhas Azul e Amarela do metrô) e Brás (usuários da Zona Leste) e dali seguindo direto ao aeroporto. A linha férrea é contínua e de bitola compatível, tanto que o próprio governo prevê alguns horários saindo da Luz. Por que não todos? Porque não há investimento nas linhas, na infraestrutura. Tampouco boa vontade, é óbvio.

    E uma coisa que pouca gente fala é a dimensão real da lonjura entre a estação inaugurada e os terminais de fato. A distância da atual estação ao Terminal 3 é de TRÊS quilômetros. Para se ter uma ideia, a extensão total da Avenida Paulista, desde a Praça Oswaldo Cruz até o mirante depois da Avenida Angélica é de 2,8 km. Trata-se portanto de uma distância de fato ENORME. Não uma mera caminhada de três ou quatro quarteirões.

    Aliás, li que a distância entre a estação da Linha 13 e o Terminal 1 (o “perto”) é de 500 metros. Meio quilômetro, para pessoas com malas etc., também é impraticável para se percorrer a pé. Equivale aproximadamente a 5 quadras. Só se instalarem passarelas cobertas com esteiras rolantes. Isso para o Puxadinho 1 da Azul e Passaredo.

    Arnaldo F /
  15. Burrice do aeroporto, prefere gastar com ônibus transfer (que será gratuito e não duvido nada, mais adiante eles cobrarem). Se deixassem ser construído uma plataforma no lugar onde será construído o suposto lugar de lojas, poderia erguer um prédio em volta da estação e os dois sairiam ganhando, pois os passageiros iriam descer, justamente no lugar onde estariam as lojas. Mas infelizmente é Brasil e o brasileiro gosta de complicar o que é simples… Isso porque iriam ter a faca e o queijo na mão: o governo entra com o trem e a estação e o aeroporto com o prédio. Muita falta de planejamento que há neste Estado, credo! #RenovaTudo!

    Thommy /
  16. O alvoroço visto no sábado horas antes da abertura para o público já fazia pressentir que o interesse pela nova linha da CPTM, a 13-Jade, seria enorme. E o resultado foi impressionante: nada menos que 55 mil pessoas utilizaram o novo ramal durante o primeiro fim de semana de operação assistida.
    Fonte: Blog Metrô Cptm.

    Felix /
  17. Na minha opinião esta linha não vai ser muito útil para quem vai ao aeroporto devido às baldeações e a estação ficar longe dos terminais e nem vai servir direito à cidade de Guarulhos.

    Marcos Henrique Saat /

Deixe uma resposta