Salvador: Estação Aeroporto inaugura dia 14 de abril

Durante inauguração do novo Terminal de Ônibus de Pituaçu, o governador da Bahia, Rui Costa falou sobre a inauguração da Estação Aeroporto do metrô. “No próximo dia 14 de abril, iremos entregar a estação aeroporto, já com o funcionamento dos ônibus especiais gratuitos, bate e volta, para o aeroporto. Lá, também teremos um terminal de ônibus, para integrar os passageiros de Camaçari e de Lauro de Freitas. Com isso, vamos dar rapidez ao deslocamento das pessoas, com conforto e segurança. Com certeza, com todos esses investimentos que o Governo está fazendo, Salvador terá a melhor mobilidade urbana do Brasil”, afirmou.

Terminal de Ônibus de Pituaçu

nfraestrutura completa em 42.900 metros quadrados de área construída, com quatro pavimentos, diversas lojas, praça de alimentação e serviços, e acessibilidade total. Assim é o novo Terminal de Ônibus de Pituaçu, inaugurado na manhã desta sexta-feira (23), pelo governador Rui Costa. O equipamento está localizado na marginal da Paralela, entre as avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar e São Rafael.

“Esse equipamento muda a acessibilidade das pessoas. O que queremos é facilitar a vida do povo de Salvador e do entorno. Além das seis linhas metropolitanas de ônibus já existentes, que fazem o trajeto via orla, e que terão este terminal como destino final, vamos acrescentar novas linhas, vindas de Candeias, Madre de Deus e São Sebastião do Passé, via BR-324, que passarão pela Avenida Gal Costa, para chegar até aqui”, explicou o governador. Rui também destacou outros benefícios que o novo terminal traz à população. “Quero registrar que esses terminais estão gerando emprego. Aqui no de Pituaçu, por exemplo, várias lojas já estão funcionando, oferecendo oportunidades de trabalho para os baianos”.

O novo terminal complementa a série de medidas tomadas pelo Governo do Estado para otimizar a mobilidade urbana em Salvador, e se soma às linhas 1 e 2 do metrô, às respectivas passarelas e estações, bem como às novas avenidas inauguradas, a exemplo da Via Barradão e da Linha Azul.

“A cada dia avançamos com um equipamento novo em mobilidade na capital. Esse que estamos inaugurando hoje é um dos principais, pois ao se integrar ao sistema metropolitano, ele possibilita uma mudança total no comportamento da população de Salvador e da região metropolitana”, afirmou a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jusmari Oliveira.

Estrutura

No terminal, que possui 25 baias para ônibus, irão circular, de imediato, linhas metropolitanas, como a 849 URB (Vilas de Abrantes), 857 URB (Arembepe) e 860I (Portão via Pinto de Aguiar), e, num segundo momento, linhas urbanas. O equipamento tem capacidade para a circulação de 280 mil passageiros por dia e até 175 coletivos por hora. Os usuários poderão contar com elevadores, escadas rolantes, rampas, passarelas, piso tátil, sala de primeiros socorros, dentre outros.

“Esse terminal tem a função de congregar todos os passageiros que vêm das linhas urbanas e metropolitanas para a Estação de Metrô de Pituaçu, da Linha 2″, explicou Luis Valença, diretor-geral da CCR, empresa que gere o sistema metroviário.

A variedade de lojas contempla a parte de alimentação e de serviços. Uma clínica, com 22 especialidades médicas, também está situada no local. Toda a área será coberta por rondas constantes, efetuadas por agentes de atendimento e segurança, além de 139 câmeras, supervisionadas pelo Centro de Controle Operacional.

Inicialmente, o terminal vai funcionar das 5h às 22h30, mas, quando as linhas que rodam apenas na capital passarem a entrar no equipamento, o horário será estendido, indo de 4h30 às 00h30.

Fonte: Assessoria Metrô Bahia


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

16 Comentários deste post

  1. É Salvador entrando nos trilhos DE VERDADE, pois a mobilidade urbana sendo levada a sério, pois nota-se claramente que há uma politica pública de mobilidade em andamento….

    Pelo menos não precisou esperar 30 anos para ter uma estação proxima do aeroporto, rs

    Renato / Responder
    • Salvador é metrô de superfície que é muito mais fácil e barato de se construir…
      O problema de SP é que o governo não cobra as construtoras como deveria, monotrilho e o trecho da CPTM para o aeroporto já deveria estar pronto há anos.

      Diego / (em resposta a Renato) Responder
      • Linhas 13, 15 e 17, além da extensão da linha 9, são todas por cima da terra e estão saindo caras e demoradas…

        Gapre / (em resposta a Diego) Responder
        • No final conclui-se que é melhor deixar na mão da iniciativa privada do que na mão do ESTADO. Mais uma vez prova-se que o ESTADO NÃO É EFICIENTE!
          PRIVATIZA JÁ!!!

          Renato / (em resposta a Gapre) Responder
          • Não, Renato. A Supervia e o metrô do Rio são privatizados e são uns verdadeiros LIXOS. O metrô estatal de SP é beeeeeem superior.

            Gapre / (em resposta a Renato)
        • Gapre é elevada, não são superfície, superfície entenda-se como nível da terra ou do mar.

          Felix / (em resposta a Gapre) Responder
          • Elevada ou de superfície, a promessa era de que seriam mais rápidos e mais baratos. Não foi nada disso que aconteceu, Felix

            Gapre / (em resposta a Felix)
          • A propósito, Felix, o metrô de Salvador também é elevado. Não tem desculpa, o PSDB só deu show de incompetência mesmo

            Gapre / (em resposta a Felix)
          • E mais: tem trecho subterrâneo também no metrô de Salvador… vai dizer que subterrâneo é mais fácil de fazer agora?

            Gapre / (em resposta a Felix)
      • FALÁCIA!

        Extensão da linha 9 de Jurubatuba a Grajaú é em superficie e até hoje não chegou a Varginha. Esse pequeno trecho tem poucos quilometros e as obras não andam por pura falta de vontade politica.

        QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA, NÃO SE ESTABELECE!!

        Renato / (em resposta a Diego) Responder
    • Realmente o metrô de Salvador começou aa obras em 2017 e foram concluídas em 2018. Os governos foram eficientes que concluíram as obras rapidamente, tanto é que já há estudos para implementar o TAV que ligará Salvador a Recife, tudo custeado pelo governo bahiano.
      Posso até concordar que houve eficiência na questão da PPP que viabilizou as obras de metrô de Salvador, agora não venha falar que não demorou para construir que aí mostra o desconhecimento do assunto.

      Renato / (em resposta a Renato) Responder
      • Metro de Salvador começou em 2000 e não 2017.A CCR assumiu as obras em 2014 e até agora não tem 40 km nas duas linhas e só saiu a privatização quando o Prefeito ACM Neto assumiu a Prefeitura de Salvador.

        Felix / (em resposta a Renato) Responder
      • Atualizando, 29 km de Metro de Salvador, estão comparando 29 km de Metrô Superficie de Salvador com 250 km de CPTM e 90 km de Metrô, em sua maioria Tunel , é no mínimo desconhecimento ou ma fé.

        Felix / (em resposta a Renato) Responder
        • 29 km inaugurados em 3 anos em Salvador, fora os 14 km de “cptm” baiana e os outros 13 km que devem ser inaugurados em breve… SP tem menos do que triplo disso de metrô em 44 anos e a CPTM já tem mais de 100 anos e só encolheu com os governos tukanos… engula essa, Felix.

          Gapre / (em resposta a Felix) Responder
          • Gapre ,como vc tem memoria curta ,vou refresca-la. “Os primeiros trabalhos para a construção do metrô na capital da Bahia começaram em 1997. Mais de R$ 1 bilhão já foi gasto com a iniciativa. Zwetkoff disse que em junho, data do Mundial da Fifa, os trens ainda estarão operando em … – Veja mais em https://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/15/metro-de-salvador-nao-ficara-pronto-ate-a-copa.htm?cmpid=copiaecol
            Fonte :UOL Copa.

            Felix / (em resposta a Gapre)
          • Felix, não seja leviano. Todos nós sabemos que as obras em Salvador ficaram empacadas por mais de dez anos e só deslancharam depois que saíram da esfera municipal e foram pra estadual em 2013 e foi aí que começaram de verdade a construir o metrô através de PPP. SP tem linha sendo CONSTRUÍDA há quase 15 anos e não é concluída até hoje. Pare de arranjar desculpas esfarrapadas pro PSDB, rapaz!

            Gapre / (em resposta a Gapre)

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