Aeroporto Internacional de Bagé completa 44 anos

Na próxima segunda-feira (5/3), o Aeroporto Internacional de Bagé/Comandante Gustavo Kraemer (RS) completa 44 anos de operações do atual terminal de passageiros. A história da aviação bageense teve início em 5 de julho de 1946, quando foi inaugurado um terminal de passageiros em madeira na cidade. Alguns anos mais tarde, em 1953, foi construída uma nova estrutura, dessa vez em concreto. Já o atual terminal de passageiros foi inaugurado em março de 1974, passando a ser administrado pela Infraero em 1980.

Localizado apenas 60 km da fronteira do Brasil com o Uruguai e a 380 km da capital gaúcha, Porto Alegre (RS), o terminal atende a operações da aviação geral, taxis aéreos, executiva e militar. O nome oficial do Aeroporto de Bagé, Gustavo Kraemer, foi dado em homenagem ao fundador da extinta companhia aérea Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha (SAVAG).

Com capacidade para receber até 200 mil passageiros por ano, o terminal é alfandegado e habilitado a receber voos internacionais no transporte de passageiros. Movimenta anualmente média de 1.803 passageiros, em 385 voos de aeronaves procedentes do Uruguai e da Argentina. Além disso, o aeroporto recebe voos diários de serviços bancários, táxis aéreos, aeronaves particulares e jatos executivos, que ligam Bagé aos municípios vizinhos, como Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado e Santana do Livramento.

Em sua maioria, os usuários do aeroporto são técnicos, pesquisadores e empresários do agronegócio, que atuam nos ramos de criação de cavalos puro-sangue inglês (PSI), árabe e crioulo; como também de gado de raças nobres; na ovinocultura; fruticultura; olivicultura; vitivinicultura, celulose e geração térmica de energia.

O superintendente do aeroporto, Anilson Silveira Goncalves, destaca o papel do terminal gaúcho no desenvolvimento da região. “A cidade de Bagé é um polo do agronegócio, o que atrai empresários de todo o mundo, que atuam no setor”. O gestor acrescenta que em breve o aeroporto deverá contar com voos diretos para Porto Alegre, através da empresa aérea TWO. “Estamos em contato direto com os representantes da companhia aérea, e até o fim do semestre o aeroporto deve contar com novos voos”, disse.

Fonte: Assessoria Infraero


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*