Metrô SP Monotrilho

Metrô monta esquema especial para fim de semana pós carnaval

O Metrô programou estratégia especial de operação para atender os usuários neste sábado e domingo pós-Carnaval. Serão disponibilizados trens reservas em todas as linhas e haverá reforço de 30% de todo quadro operativo em estações onde está prevista demanda maior que a habitual, em razão da proximidade aos locais de desfiles e concentração de blocos que acontecerão neste fim de semana. Para evitar problemas, o Metrô recomenda aos usuários que sigam as orientações dos empregados e a sinalização existente nos trens e estações.

Equipamentos e dispositivos de segurança só devem ser utilizados em caso de real necessidade. Durante os dias de carnaval, 34 pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom) por danos ao patrimônio público e uso impróprio do sistema metroviário, como acionamento indevido de extintores, do botão de emergência (conhecido como botão soco) nos trens e por descer às vias.

Caso os usuários presenciem atos de vandalismo, poderão denunciar pelos serviços SMS-Denúncia (telefone 97333-2252) ou pelo aplicativo Metrô Conecta. Basta uma mensagem para atuação imediata dos funcionários do Corpo de Segurança. O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.

Usuários terão 74 viagens extras com fim do horário de verão

Na madrugada do próximo sábado (17) para domingo (18), quando termina o Horário de Verão e os relógios serão atrasados em uma hora, o Metrô estenderá por uma hora o horário de funcionamento das estações. A medida também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã-Luz), que é operada pela concessionária ViaQuatro. Em função da mudança, os passageiros poderão embarcar até às 1h do novo horário (2h do horário antigo).

Com a ampliação do horário de circulação dos trens, o número de viagens ofertadas na rede também será maior. Na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), foram programadas 20 viagens extras para os usuários. Na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), haverá acréscimo de 26 partidas. Os usuários da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) também se beneficiarão com a medida e contarão com oferta de 19 viagens a mais. E na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Brooklin) a oferta será de 9 viagens adicionais.

Linha 15-Prata permanecerá fechada para testes no sábado e no domingo

Para continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, a Linha 15-Prata do monotrilho (Oratório – Vila Prudente) não terá operação comercial no sábado e no domingo. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as estações Oratório e Vila Prudente, no mesmo horário de funcionamento das estações.

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (tel. 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela) atende pelo tel. 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus