SPTrans

SMT amplia prazo para consulta pública ao edital da licitação do transporte coletivo

A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) e a São Paulo Transporte (SPTrans) ampliaram o prazo para consulta pública do edital da licitação do sistema de transporte coletivo municipal por mais 30 dias. Até 5 de março, a população tem a oportunidade de consultar o documento disponível no site http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/edital.

 

A decisão foi anunciada pelo secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, durante a 32ª reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT). Desta forma, a sociedade civil organizada, empresários e usuários dos ônibus terão um prazo maior para esclarecer dúvidas e enviar sugestões para a redação do documento final.

 

Ao acessar a minuta disponível para consulta, o usuário vai identificar pontos importantes de melhoria do atendimento. O novo edital prevê que os ônibus alcancem mais ruas e percorram uma extensão maior do sistema viário urbano. A cobertura vai aumentar de 4.680 para 5.100 quilômetros de vias, ou seja, a área atendida na cidade será 9% maior do que é hoje.

 

Os veículos serão maiores aumentando a aumentando em 10% a capacidade de oferta de lugares. A intenção é reorganizar as linhas para um ganho de eficiência, redução do tempo médio das viagens e diminuição das sobreposições de itinerários. As mudanças serão planejadas e colocadas em prática, gradativamente, ao longo dos três anos seguintes à assinatura do contrato.

 

Além disso, todos os ônibus serão acessíveis e equipados com ar-condicionado, rede wi-fi e tomadas USB. E os veículos do modelo articulado também contarão com suportes internos para bicicletas, estimulando assim a integração e o uso de diferentes modais na cidade. Vale lembrar que a opinião do usuário será fundamental às ponderações utilizadas no cálculo final da remuneração a ser feita ao operador, ou seja, o pagamento final às empresas de ônibus dependerá também de avaliações feitas pela SPTrans e do nível de satisfação dos passageiros.

 

As manifestações dos cidadãos sobre a minuta do novo edital podem ser enviadas para o email [email protected].

 

Fonte: Assessoria SPTrans

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus