Rui Costa entrega reforma da Rodoviária e promete licitação para expansão da linha 1

O governador  da Bahia, Rui Costa entregou na manhã desta quinta-feira (4), o novo Terminal de Integração Rodoviária, completamente reformado e readequado para dar mais conforto, segurança e acessibilidade ao local, que recebe 33,5 mil passageiros, por dia útil, e 66 linhas de ônibus urbanas e cinco metropolitanas. Rui também entregou, simbolicamente, o Sistema Viário Trecho Pernambués/Detran, por onde circulam os ônibus urbanos.

O novo terminal, parte integrante da Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, agora conta com guaritas de entrada e saída, posto policial, sala de primeiros socorros, escada rolante, sanitários comuns e exclusivos para pessoas com deficiência (PCD) e elevador na passarela de acesso, deixando o local mais acessível. A nova cobertura do terminal entregue propicia maior área de proteção contra o sol e a chuva. O piso de concreto foi substituído por granito, com piso podo-tátil. Para aumentar a segurança do usuários e funcionários, foram instaladas 26 câmeras de alta resolução e, nos ambientes internos, câmeras do tipo mini dome. Nos demais ambientes estão instaladas câmeras fixas do tipo Box.

“Estamos entrando na reta final dessa etapa do sistema do metrô, hoje entregando o terminal da rodoviária. Aqui tem um investimento de R$ 7 milhões para que dê mais conforto e segurança para a população, que vai se integrar ao metrô, tendo acesso a elevador, escada rolante, sanitários, enfim, toda uma infraestrutura adequada para esse novo sistema de transporte. Também entregamos, simbolicamente, o sistema viário do entorno da rodoviária, onde foi investido, nas vias urbanas, R$ 25 milhões, “para compatibilizar o tráfego e as ruas do entorno da rodoviária e do Iguatemi, facilitando o acesso da população”, afirmou Rui.

A obra obedece a um padrão de qualidade que será utilizado em todos os terminais de ônibus ligados à Linha 2 do Metrô, entre eles, o Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu e o Aeroporto. “No caso do terminal Pituaçú e o Aeroporto, como são terminais novos, eles terão um conceito bastante moderno”, informou o diretor de Obras Civis da CCR Metrô, Juvêncio Terra.

Na ocasião, o governador anunciou que, praticamente toda semana será feita a entrega ou de uma passarela ou de um terminal, concluindo com a entrega do terminal do aeroporto e também da estação do metrô do aeroporto, no mês de março, já que é aniversário da cidade. Vamos entregar esse grande presente para a Região Metropolitana de Salvador [RMS]. que é o sistema completo”.

Rui ainda informou que, até o final janeiro, estará licitando o “tramo três, que é a última etapa, para iniciar também as obras da nova rodoviária, que passará pela região de Águas Claras e Cajazeiras”. Estavam acompanhando o governador, os secretários estaduais do Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, e da Casa Civil, Bruno Dauster.

Para viabilizar a implantação da via metroviária e das estações do metrô, no trecho entre Pernambués e Detran, passando pela região da Rodoviária, foram necessárias diversas intervenções no sistema viário, que promoveram melhorias no trânsito local. Em toda a área de intervenção, feitas sinalizações horizontal e vertical para orientação dos motoristas e pedestres. No trecho entre Pernambués e Rodoviária houve a adição de mais cinco faixas de rolamento, totalizando 11 faixas no sentido Centro.

Aproximadamente, foram 65.000,00 metros quadrados de pavimentação asfáltica, contenção e drenagem, alargamento de faixas na Avenida Luis Viana na região da antiga Americar e Makro para a implantação da Estação Pernambués, implantação da Via Expressa partindo da Avenida Luis Viana, próximo ao Hospital Sarah, até o viaduto Raul Seixas, para melhorar o fluxo dos veículos, melhoria no sistema de drenagem pluvial da região da Estação Pernambués e alargamento de faixas na região da Estação Detran. “Investimento enorme em todo sistema viário no entorno do terminal para dar qualidade e condição de maior fluxo aos veículos e aos próprios ônibus que passam por aqui”, afirmou Jusmari Oliveira.

O governador também visitou a nova passarela que liga a Estação Rodoviária do Metrô ao Terminal de Ônibus ,que será a primeira passarela da linha 2 a ter elevador de acesso para o terminal. Com previsão de ser totalmente concluída ainda em janeiro, a passarela dará novo acesso ao Shopping da Bahia e ao Centro Empresarial Iguatemi. Com 8,8 metros de largura, praticamente três vezes mais do que a passarela antiga, 700 metros de extensão e peso total de mil toneladas, será a maior passarela de acesso ao metrô. Contará com mais quatro escadas rolantes inteligentes, 27 câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) e vigilantes.

Fonte: Assessoria Governo Bahia


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

26 Comentários deste post

  1. Nossa, imagina a raiva do Felix, do Jurandir, do Josh e de outros tukanos vendo que até um governo petista da Bahia tá entregando mais do que o do PSDB de SP. Que humilhação!

    Gapre / Responder
    • Vc eh hater ou militante?
      As obras do metro de SSA demoraram quase 20 anos. O importante eh que ta saindo.
      Bahia entrando nos trilho….. rsrsrs

      Rodrigo Salome / (em resposta a Gapre) Responder
      • Tá contendo o recalque, hein, tukano enrustido?
        Seus colegas de partido usam a mesma tática provocativa aqui, mas vc fica caladinho com eles…
        Pior ainda foi vc parafraseando seu colega tukano… rsrsrs

        Gapre / (em resposta a Rodrigo Salome) Responder
        • Aqui serve a pergunta que fizeram no assunto anterior, quanto está ganhando para defender o governo da Bahia, badalando o omi por uma obra de 7 milhões? Uma pequena reforma num terminal.Eta mundao estranho, ô loco sô.

          Felix / (em resposta a Gapre) Responder
          • kkkk, ah, Felix, é melhor vc imitar seus amiguinhos Jurandir e Josh e nem vir comentar em reportagens que não te convenham. Vc passa menos vergonha.

            Gapre / (em resposta a Felix)
          • Salvador entregou 2 linhas de metrô em pouco tempo depois que ficou parado por mais de 10 anos em governos do PSDB…

            Acha que os baianos querem saber de politicos do PSDB por lá? Logo logo vão tirar o ACM Neto tb, se ele não trabalhar direito.

            Rui Costa é o Bloomberg na Bahia e tem planos ambiciosos para a mobilidade de Salvador, diferente do Alckmin que só pensa em votos e eleição. Em 4 mandatos, não entregou os 12,8km da linha amarela….e leva 20 anos para concluir uma simples linha e até corredor de onibus levou vários anos, vide Corredor Diadema – Brooklin.

            O dia que os paulistanos derem chance a renovação na politica, quem sabe as coisas não mudam…

            Precisamos de um gestor visionário e que olhe prioritariamente a mobilidade por transporte publico, não torre 26 bilhões em uma obra viaria que daria para construir 52 km de metrô, atendendo a milhões de pessoas a mais.

            Renato / (em resposta a Felix)
          • CHUPAAAAAAA !!!

            Marcelo / (em resposta a Felix)
          • Galinha que corre muito atrás de pato morre afogadoooooo….

            Carreira de puxa saco dura pouco tempo!!!

            Renato / (em resposta a Felix)
          • Vcs estão de brincadeira, o Metrô da Bahia só saiu graças a entrada do ACM Neto na Prefeitura, acordo Prefeitura /Estado , desse acordo saiu a privatização do Metro, ganhadora da Licitação a CCR.

            Felix / (em resposta a Felix)
  2. Fato é Bahia nem era lembrada no assunto de mobilidade e vem ganhando destaque, adoraria chegar em uma cidade a trabalho ou passeio e poder chegar ao hotel ou ambos por metro, vlt, monotrilho, ônibus com corredor, etc… Algo diferente do que sair do aeroporto e buscar um táxi ou aplicativo.

    Alexandre i / Responder
  3. Olha que o PT não está governando a Bahia, a 24 anos. Fica aí para os entendidos, o discernimento.

    Joel / Responder
  4. meu deus os caras estão desesperados ??? querer comparar SP com Bahia !!! Misericórdia senhor
    metro da Bahia deve andar a 5 km/h kkkkk, tudo superfície feito tudo pela empreiteira …100% privado ….
    Esse Renato também é bem desinformado, PSDB nunca esteve na Bahia era DEM e agora PT.
    Fica tranquilo Grape, Lula vai ser preso e o Bolsonaro vai botar o país na linha

    Jurandir / Responder
    • kkkkkk, já apareceu a dona Jura! E aí, o Alckmin ergueu mais uma viga do monofail pra vc ficar babando??? kkkk, TROUXA, além de tudo é preconceituoso e não admite comparar SP com a Bahia, como se SP fosse superior ou algo do tipo

      Gapre / (em resposta a Jurandir) Responder
    • E só pra não perder o costume: CHUPA DONA JURA! kkkkkk

      Gapre / (em resposta a Jurandir) Responder
    • acho que esta confundindo os projetos, 5 km/h? só se for aquele monotrilho de 2 estações, ou a comum, velocidade reduzida e maior tempo de parada das linhas do metro de sp.

      Alexandre I / (em resposta a Jurandir) Responder
    • Os intervalos entre tren no Metro da Bahia é de 4 minutos e 40 segundosaaa, em São Paulo os intervalos são de 90 segundos.ou seja, transporta 3 vezes mais por hora.

      Felix / (em resposta a Jurandir) Responder
      • Comparação ótima, então Compare com o intervalo do vlt. Pegar o valor da linha mais antiga e cheia para comparar em horário de pico não tem noção nenhuma mesmo

        Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
        • É melhor explicar melhor que VLT? Qual VLT de Salvador e qual VLT de São Paulo?

          Felix / (em resposta a Alexandre i) Responder
          • Comparar uma linha recente com uma de metro muito mais adensado, não faz sentido, compare com o de Santos então simples. A proria linha amarela não tem esse intervalo. O que ignora é simples salvador entrou no quesito mobilidade de forma muito mais rápida que são paulo demora pra fazer meia dúzia de estações. Vc mesmo fica querendo botar cptm como metrô, o intervalo dos trens da cptm e confiabilidade não deixa.

            Alexandre i / (em resposta a Felix)
          • Sinto muito, vc está comaparando alhos com bugalhos. Na discussão aqui é Comparação Metrô com Metrô. A dificuldade de se construir um Metrô subterrâneo é muito maior do que construir um Metrô de superfície sem muitas desapropriações .Só neste ano São Paulo inaugurará mais que o total do Metrô de Salvador que comecou a ser construido no ano de 2000.

            Felix / (em resposta a Felix)
          • Não adianta querer falar em futuro pq o partido quase nunca cumpre com o prometido e quando está entregando já está bem atrasado. Os números só são válidos quando são ao favor do seu partido. Se fizesse realmente sentido vários concordariam contigo, mas só consegue espalhar sua fama doentia de adoração por um partido bosta.

            Alexandre i / (em resposta a Felix)
  5. Em 14 kms de Metrô de São Paulo comparado com 14 km de Metrô de Salvador, é como São Paulo tivesse 42 km de Metrô, por transportar em horário de pico 3 vezes mais que o Metro da Bahia.Isso só com os intervalos de trens três vezes menores.

    Felix / Responder

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