Prefeitura apaga ciclovias e deixa apenas 2 linhas branca e vermelha

A Prefeitura de São Paulo está apagando as ciclovias da cidade e as substituindo por duas linhas estreitas nas cores vermelha e branca. A medida acontece em meio à discussão sobre aumento de 48% das mortes de ciclistas no trânsito em 2017.

Os ciclistas estão preocupados com a mudança porque temem que os motoristas não enxerguem a faixa exclusiva.

Uma das ciclovias que já ganhou a nova pintura é na Engenheiro Caetano Alvares, na Zona Norte.

Outra ciclovia que já ganhou nova sinalização é na Rua Líbero Badaró. O secretário municipal de mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que o novo padrão foi discutido e aprovado por cicloativistas.

“ A pintura toda de vermelho não é necessária, talvez tenha sido necessária no começo, na implantação, agora que a rede já está consolidada a gente pode diminuir o custo da ciclovia pra ampliar o número de ciclovias na cidade, mas aumentando a qualidade da segregação que é o que interessa”, disse.

A maioria das 37 mortes do ano passado ocorreu em vias municipais, entre 6h e 12h.

Fonte: TV Globo


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

27 Comentários deste post

  1. Nas principais ciclofaixas no mudo são pintadas só com a daixa branca.

    Felix /
    • Apesar de não ter mais o vermelho, ficou bem melhor mesmo, agora um tapetão. Dessa forma, não poderão dizer que foi pintada por cima ou é tudo buraco e nem tem desculpa para não usar por causa dos buracos.

      Só falta mesmo é expandir a malha e conectar os trechos existentes, incluindo ai novos bicicletários para ter lugar onde guardar.

      Uma boa seria a prefeitura dar estimulos fiscais aos estacionamentos que abrissem um pequeno espaço para bicicletário particular com segurança.

  2. acredito que foi uma decisão sensata, o Haddad deveria ter feito nesse esquema

    haroldo /
  3. Se o motorista não enxergar essa faixa vermelha não pode nem estar dirigindo fala sério, isso é o suficiente, economiza e muito sem pintar tudo aquilo de vermelho…

    Bruno /
  4. Infelizmente Brasil não é “principais ciclofaixas do mundo”. Povo brasileiro!

    Thommy /
  5. A cor vermelha (ou outra cor, como as faixas verdes em Nova York) é um reforço visual importante para treinar o motorista a respeitar a faixa do ciclista. Se o motorista respeitar (e sabemos que no Brasil isso ainda é complicado devido aos “espertinhos”), não tem problema em fazer uma ciclofaixa nesse padrão. Lembrando que em cruzamentos e travessias de pedestre, a faixa vermelhona ainda deve ser usada para indicar a circulação de bikes ali.

    É isso. rsrs

    Alex /
  6. Ok, de quanto estamos falando em economia? Não achei na reportagem do g1 alguém tem esse dado?

    Alexandre i /
  7. Apesar de nao entender esse medo irracional que o pessoal do PSDB tem da cor vermelha (chegaram at a questionar no passado a norma de sinalização de ciclovia), nao vi grandes problemas na nova sinalização. O que importa mesmo sao os taxoes que lembram os motoristas “desatentos” que ali é uma ciclofaixa

    Cris /
    • Os motoristas já estão acostumados até com uma simples faixa de ônibus (por saber que ali é uma faixa exclusiva), sem taxões, sem nada. Com a ciclofaixa com taxões + faixa vermelha e vermelho forte nos cruzamentos + balizadores e asfalto novo tapetão, fica bom tb.

    • Pelo menos o prefake não acabou com a ciclovia, até melhorou com os tarugos, embora uma cor forte ajude na separação… mas essa obsessão e paranoia com a cor vermelha vinda dos tukanos chega a ser ridícula mesmo.

      • Vermelho é a cor padrão da esquerda e do PT. Por isso a ojeriza a essa cor, pois ela claramente carrega um componente maligno.

        • kkkk, o Josh deve tacar pedra no semáforo quando vê o farol vermelho comunista. Doente.

          • E vc deve lamber né… capacho da esquerda mentirosa deste País.

            Josh / (em resposta a Gapre)
          • Comi um morango vermelhinho hoje no café, vou comer tomates vermelhinhos no almoço e vou jantar bolo red velvet de sobremesa… morra de ódio, coxeba, kkkkkkkkkkk

            Gapre / (em resposta a Gapre)
          • Vermelho no semáforo também indica perigo kkkkkk.

            Felix / (em resposta a Gapre)
          • Ih, Felix, acabei de tomar uma lata vermelha comunista de coca cola, kkkkk

            Gapre / (em resposta a Gapre)
          • Gapre acho que vc não fez bom negócio, até aí vc foi infeliz, prefiro suco natural, revomendo.

            Felix / (em resposta a Gapre)
          • Tudo bem, Felix. Suco de melancia bem vermelhinho é bem saudável, nada perigoso, ahahahah

            Gapre / (em resposta a Gapre)
          • Pode ser de acerola também.

            Felix / (em resposta a Gapre)
  8. Acho que ficou bom esteticamente, além de ser mais econômico. Só acho desperdício apagar as atuais simplesmente para implantar o novo padrão, aplique-se o padrão nas novas, ou quando for feita a manutenção completa das vias.

    Anderson /
  9. Gostei, ficou padrão internacional

    Matthy /

Deixe uma resposta