Alstom adaptará o sistema de sinalização da futura extensão da Linha 9 da CPTM

A Alstom fará a modificação do sistema de sinalização e controle da Linha 9 – Esmeralda, da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, em São Paulo. Como parte do contrato, no valor de cerca de €11 milhões, a Alstom irá ajustar o SCT – Sistema de Controle de Tráfego do Domínio Grajaú, e o SCC – Sistema de Controle Centralizado do Brás, permitindo a expansão da Linha até Varginha.

 

O projeto inclui engenharia de sistema, fornecimento de equipamentos, mudança de software, comissionamento e assistência técnica, para modernizar e trazer mais segurança e controle operacional a essa linha da CPTM. O sistema deve ser atualizado em até 12 meses, integrando a Linha 9 Esmeralda às duas futuras estações de Vila Natal Mendes e Varginha, na zona sul de São Paulo.

 

Desenvolvido pela Alstom no Brasil, o sistema que será implementado nessa adaptação também é usado nas linhas 7 (Rubi), 10 (Turquesa), 11 (Coral) e 12 (Safira) da CPTM.

 

A extensão de 4,5 km da linha entre Grajaú e Varginha está contribuindo para a mobilidade de cerca de 110.000 pessoas que vivem nos bairros do extremo sul da cidade de São Paulo.

Fonte: Assessoria CPTM


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.