Prefeitura de SP lança minuta dos editais da licitação para o transporte público

Por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), a Prefeitura disponibiliza para consulta pública, nesta quinta-feira, 21 de dezembro, o edital da licitação do sistema de transporte coletivo municipal. O documento ficará disponível na internet por 45 dias, tempo em que a sociedade civil organizada, empresários e usuários poderão esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões para a redação do documento final.

 

O novo edital prevê que os ônibus alcancem mais ruas e percorram uma extensão maior do sistema viário urbano. Haverá veículos operando em 5.100 quilômetros de vias, contra os 4.680 quilômetros cobertos atualmente, ou seja: a área atendida na cidade será 9% maior do que é hoje e esse benefício será sentido por milhares de usuários que passarão a caminhar menos para chegar a seus pontos de parada.

 

A rede de transporte projetada prevê que as linhas sejam reorganizadas para haver ganho de eficiência, redução do tempo médio das viagens e diminuição das sobreposições de itinerários. As mudanças serão planejadas e colocadas em prática, gradativamente, ao longo dos três anos seguintes à assinatura do contrato.

 

A partir desta concessão, o sistema também terá sua frota requalificada. Os veículos serão maiores, a frota do modelo articulado, com 23 metros de extensão, crescerá, e a capacidade de transporte de passageiros será ampliada, dos atuais 1.033.354 lugares para 1.135.826 lugares – o equivalente a 10% de crescimento na oferta total. Será possível atender mais passageiros com uma quantidade menor de veículos e circulando em intervalos menores do que os praticados atualmente.

 

Todos os ônibus serão acessíveis e a frota do serviço Atende, destinado a pessoas com deficiência motora severa, será ampliada das atuais 428 para 500 vans. Para integrar a frota, os ônibus deverão estar equipados com ar-condicionado, rede wi-fi e tomadas USB. E os veículos do modelo articulado também contarão com suportes internos para bicicletas, estimulando assim a integração e o uso de diferentes modais na cidade.

 

Outras novidades importantes são a instalação de câmeras de segurança dentro dos ônibus e a adoção gradativa de combustíveis menos poluentes, em conformidade com a nova legislação. O edital prevê metas claras para as vencedoras do certame, que deverão reduzir a emissão de poluentes ao longo dos contratos.

 

 

O novo modelo

 

No total, serão licitados 29 lotes, distribuídos em três grupos operacionais: estrutural, articulação regional e distribuidor. Esta divisão permitirá melhor integração entre os diferentes bairros e regiões atendidas na cidade.

 

Uma das principais alterações com relação ao sistema vigente será a forma de remuneração das concessionárias, que passará a considerar o custo integral do sistema e não mais o passageiro transportado, como ocorre hoje. Além disso, haverá estímulo à qualidade, segurança e produtividade do concessionário refletido na remuneração.

 

O pagamento final de cada operador ainda será ponderado com base em indicadores de qualidade do serviço prestado. Entre eles estarão avaliações feitas pela própria SPTrans e pelos passageiros, que passarão a ter voz ativa em pesquisas de satisfação que serão fundamentais às ponderações utilizadas no cálculo final da remuneração a ser paga ao operador.

 

A SMT destaca ainda que o novo edital nasceu após um longo período de trabalho em que todos os questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) à gestão anterior foram dirimidos e as solicitações, contempladas.

 

Confira o link para consulta pública do edital da licitação do sistema de transporte coletivo municipal: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/edital/.

 

Fonte: Assessoria STM


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

4 Comentários deste post

  1. O Dória prometeu 100% da frota renovada,com ar condicionado e wi-fi até 2020,agora já estão querendo postegar para 2022,ele sempre fala que na gestão dele os prazos quando estabelecidos tem que ser cumpridos,então tem que ser para 2020 e não 2022.

    Edson / Responder
    • Parece que ele fala sem consultar a parte técnica sobre a viabilidade do que promete. Foi assim com o “teste” do novo modelo de corredor de ônibus (trecho João Dias-Capelinha) que ele anunciou no início do ano e ficou no esquecimento.

      Alex / (em resposta a Edson) Responder
  2. E Que Segundo a Nova Licitação, Esse Bairro Tenha Como Novas Áreas:
    1 – Norte (Azul) Unindo Santana, Mandaqui, Tremembé, Jaçanã, Tucuruvi e Vilas: Maria e Guilherme
    2 – Leste (Vermelha) Unindo Tatuapé, Penha, S. Miguel e Depois Itaim Ambos Pta., Guaianazes, S. Mateus, Vila Formosa e Itaquera
    3 – Sudeste, Originalmente Zona Leste (Rosa) Unindo o Sapopemba e a Vila Prudente
    4 – Sul (Amarela) Unindo Morumbi, Cpo. Limpo, Parelheiros, Grajaú, Interlagos, Santo Amaro, Jabaquara, Ipiranga e Sacomã
    5 – Oeste (Verde) Unindo o Butantã e o Jaguaré
    6 – Noroeste, Originalmente Zona Oeste (Lilás) Unindo Pirituba, Jaraguá e Perus
    7 – Noroeste, Originalmente Zona Norte (Roxa) Unindo Freguesia do Ó, Limão Casa Verde, V. N. Cachoeirinha e Brasilândia
    8, Cor Preta Unindo Bairros das Zonas: Norte, Sul, Leste e Oeste a Poucos Minutos do Centro
    9, Cor Branca Unindo o Centro Paulistano e a Zona Central da Capital Paulista

    Michell / Responder
  3. 100% de Ônibus, Micro-ônibus e Miniônibus Por Todo o Brasil Vão Ter os Mesmos 20 Anos de Operação dos Trólebus, Não Mais 4 Para Micro-ônibus e Miniônibus e Nem 10 Para Ônibus e Vai Valer a Partir dos Anos 20

    Michell / Responder

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