Opinião: Uma nova linha para substituir a fase 2 da linha 17

Pensem comigo nesta alternativa para a fase 2 da Linha 17 – Ouro. Por que não criar uma nova linha, que seria pequena, mas de metrô convencional, ligando a estação Giovanni Gronchi (Terminal João Dias – L5) a estação São Paulo – Morumbi (L4) passando por baixo da Giovanni Gronchi e Jorge João Saad?

Na Saad há um córrego e pode ser que isso inviabilize mas pode ter alternativas para apenas esse 1 km. Neste trajeto é uma grande densidade demográfica e, passando por estas avenidas, as desapropriações seriam mais fáceis do que a projetada para a fase 2 da Linha 17 que passaria pelo meio dos bairros e até de cemitério.

A nova linha poderia ter as seguintes estações: Giovanni Gronchi (Terminal João Dias), Vila Andrade (perto do shopping Jardim Sul e do shopping Morumbi Town), Paraisópolis (próximo ao Mc Donald´s da Giovanni), Jardim Colombo (próximo ao supermecado Mambo), Estádio do Morumbi e São Paulo – Morumbi.

Por ser uma linha relativamente curta, mas muito importante, haveria poucos trens e o pátio poderia ser compartilhado com o da linha 5, na Guido Caloi, que fica perto da estação Giovanni Gronchi.

 

E aí, o que acharam? Viajei ou faz sentido? Comentários por favor.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.