Governo de SP estuda novas tarifas para Metrô e CPTM em 2018

De acordo com reportagem do G1, o Governo do Estado de SP já está estudando as possibilidades para uma nova tarifa do Metrô e da CPTM para 2018. O último aumento, do bilhete unitário, ocorreu em janeiro de 2016. Desde então, a tarifa segue em R$ 3,80.

A gestão estadual geralmente aumenta os valores em conjunto com os ônibus da Prefeitura de SP e, assim, os 3 modais permanecem com a mesma tarifa.

Em relação à tarifa de 2018, a Secretaria de Transportes Metropolitanos, do governo estadual, confirmou apenas que são feitos estudos, mas não adiantou qual valor deve ser adotado.

Já a gestão Doria, questionada se haverá aumento para ônibus ou se a medida está descartada, afirmou apenas que “não há definição sobre o assunto”.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

14 Comentários deste post

  1. espero que não subam né!
    Já não basta o bilhete mensal ter mega subido, que congele o preço por alguns anos!
    a tarifa individual poderia subir só em 2019, ano de eleição esse povo quer subir? afffff

    Rafael /
    • Alguém tem que pagar a conta né amigo. Se não subir via tarifa, vai subir o subsídio. Não existe almoço grátis.

      • É bem facil resolver esse problema…é só cancelar todos os beneficios do bilhete único como esse negocio de 4 onibus com 1 tarifa. Só isso significa 3 tarifas não pagas…e somando isso para milhões de passageiros diariamente, voa-la….
        Cada viagem tem que ser paga o valor integral.

        Tira tb o desconto onibus x metrô.
        Tira a gratuidade dos idosos e desempregados.
        E depois aumenta para R$ 6,00
        Pronto, resolvido. Faça as contas.

      • mimimimi não existe almoço gratis, a maior falácia

        tem que sobrar os milhões para serem desviados, claro.

        como tem ingenuos que acredita em tudo que esses politico lixo fala

        • Cara, o subsídio é na casa do bilhão. Mesmo com a roubalheira toda, é impossível ter tanto roubo em despesas correntes que atinja esse patamar só na cidade de São Paulo. Não viaja. Há roubo sim, mas não é minimamente suficiente para cobrir a necessidade de caixa para pagar as empresas.

        • Marcelo, tendo ou não corrupção, isso não é o principal neste caso…
          O metrô de São Paulo é um dos melhores do mundo (isso é praticamente consenso entre pesquisadores e profissionais da área), ele só é pequeno em extensão. E mesmo assim, considerando que existe transferência gratuita com a CPTM, sua dimensão fica bem interessante, ainda insuficiente, mas bem interessante.
          Administrar um sistema desses, que move mais de 5 milhões de pessoas ao dia é algo Complexo e Caro. É necessário uma escalabilidade muito grande para valer a pena, sendo que, se considerarmos o custo de construção, o metrô é visto como “investimento social”, pois seu custo total dificilmente será pago pela operação do modal. Por isso, o metrô precisa de uma boa ajuda financeira do governo do estado para funcionar, mesmo nas linhas no formato de PPP.
          Até hoje, nenhuma grande cidade no mundo conseguiu a chamada “catraca livre” no seu sistema de transporte, mas isso não justifica “meter a faca” na população. E, por mais injusto que isso possa soar, o metrô de São Paulo tem uma tarifa barata em relação ao que ele entrega, mas infelizmente ela é uma tarifa cara para a realidade econômica da população brasileira.

  2. Acredito que deve congelar a tarifa por 30 anos e ser gratuita a passagem para Estudantes, Idosos acima de 50 anos, Carteiros, Policiais, baixos, altos, magros , gordos , desempregados, menores de 18 anos, quem ganha menos de 5000,00 mensais etc… etc…e etc…

    Felix /
  3. Aumenta-se a tarifa, mas a qualidade só piora… entrega de mais metrô e trem que é bom, nada!

    Gapre /
  4. Espera chegar a COPA DO MUNDO EM 2018 que está todo mundo alegres, exaltados e felizes da vida de Ver Brasil ganhando e tudo mais, que neste embalo de entusiasmos é que eles aproveitarão a situação para aumentar a condução de forma geral…CASO CONTRÁRIO, aproveitam a oportunidade nas primeiras semanas de Janeiro, que todo mundo está viajando para aumentar as conduções = fizeram qdo aumentou para R$3,80; Agora quanto vai custar a eles o desvio de cofres públicos é que não sabemos, aí que está o segredo. Pois tudo vai sair do nosso bolso. Enquanto o nosso bolso emagrece o deles engorda até pelos bastidores…

    Digo com sinceridade, condução em São Paulo é muito cara pelos péssimos ônibus que muitas vezes utilizamos; exceto das caprichosas que trocaram sua frota com novos ônibus até aí tudo bem; CASO CONTRARIO, ônibus sujos, abafados, nojentos, bancos tudo soltos, carros de péssimas condições mecânicas e elétricas ainda rodando,
    motoristas mal educados, exceto de alguns decentes que nem merecem ler isto pois não é seu caso; fora disto pagar 3,80 por tais condições… absurdo!!! Caro d+… CONCORDAM???

    Santos /
    • Eu, pessoalmente, discordo em parte.
      A tarifa do transporte público em São Paulo, pela sua complexidade e qualidade é relativamente barata. Sim, eu disse qualidade, pois o metrô de São Paulo é considerado um dos melhores do mundo, e os ônibus que circulam na cidade estão MUITO acima da média brasileira e da realidade em outras grandes metrópoles. Mesmo se compararmos com as outras duas cidades mais importantes brasileiras, 5,00 em Brasília e 4,80 no Rio não entregam fração do que São Paulo faz.
      Agora, eu seria ingênuo em achar que 3,80, para a realidade econômica da população brasileira, seria um valor acessível. É um valor muito alto se compararmos com o salário mínimo, e mesmo considerando que a realidade paulista é melhor que a do resto do país

  5. Fiquemos espertos com estes dois Camaradas do PSDB na imagem acima que a Qq momento seremos pegos no pulo ou de surpresa

    Santos /
  6. Ridículo isso, fala logo que vão combinar os valores, e aumentarem no mesmo dia, piada.

  7. Acho que todo mundo que utiliza ônibus e Metrô deveriam ir de bicicletas, é mais barato e ainda saudável.

    Felix /
  8. A passagem em Goiânia é apenas 10 centavos mais barata que a de São Paulo e a prestação de serviço tá muito aquém da paulistana. Claro que há características da rede goianiense que acho melhores que a paulistana e vice-e-versa. Mas ainda assim acho que aqui sim é caro. Em São Paulo eu acho até barato. Mas não concordo com o aumento. E podem preparar. Perigoso eles fazerem em São Paulo o mesmo que fazem aqui em Goiânia: aumentar no carnaval. Aproveitam que todo mundo tá se divertindo ou viajando, e pá! Lascam um aumento no bolso do usuário. Os dois últimos aumentos aqui (2015 e 2016) foram assim. Reverteram o de 2016, mas em outro feriadão, lascaram de novo.

    Rodrigo Branquinho /

Deixe uma resposta