Brasil

Governador visita etapa final das obras do viaduto de Lauro de Freitas

Nesta sexta-feira (dia 10), às 15h, em visita às obras do novo viário de Lauro de Freitas, o governador Rui Costa anunciou a data da entrega da primeira etapa do novo sistema viário que vai desafogar e garantir a fluidez no trânsito da região da Estação Aeroporto do metrô. O sistema viário é constituído de alargamentos da Avenida Carybé, ponte sobre o Rio Ipitanga e viaduto sobre a via permanente do metrô. As obras, que duraram sete meses e envolveram cerca de 850 pessoas, fazem parte da maior intervenção viária ligando a capital baiana à Região Metropolitana.

Nesta primeira etapa, a pista que segue sentido Litoral Norte passará a utilizar o novo sistema viário. A pista sentido Salvador passará a ocupar a atual pista que hoje segue sentido litoral norte, ou seja, terá seu sentido invertido. Com isto, a pista que hoje segue em direção a Salvador ficará liberada para dar lugar ao novo Terminal de Ônibus Aeroporto.

O novo terminal de integração contará com 13 mil metros quadrados de área e será interligado à futura Estação Aeroporto do Metrô, por meio de uma passarela de aproximadamente 400 metros de extensão e 4 metros de largura. O equipamento segue as normas de acessibilidade, com escadas rolantes e elevador, facilitando o deslocamento dos passageiros que poderão usufruir da integração e utilizar os dois meios de transporte pagando apenas uma passagem. O terminal terá capacidade para mais de 105 mil passageiros/dia e até 70 ônibus por hora, com 9 baias, expansíveis para até 16, além de sanitários de atendimento ao público, e salas de operação e de apoio aos rodoviários.

Com previsão de ser concluída em dezembro e entrar em operação até março de 2018, a Estação Aeroporto do Metrô passa pela última fase de obras, com instalação de escadas rolantes, piso tátil, acabamentos e instalações hidráulicas e elétricas.

A Travessa Santos Dumont, mais conhecida como Rua das Locadoras, recebe alargamento de suas atuais pistas, ampliação da atual ponte de acesso partindo da Rua do Bambuzal e relocação da rede de iluminação pública, com obras em andamento e previsão de conclusão no final de dezembro. No mesmo local está sendo construído o terminal do shuttle – serviço de transfer gratuito – por meio do qual será feito o deslocamento de passageiros entre a estação do metrô e o aeroporto. Haverá também um viaduto sobre a via do metrô, em fase avançada de construção, por onde os carros seguirão em direção à Avenida 2 de Julho, que também contará com um novo viaduto, cujas obras estão em andamento com conclusão prevista para dezembro.

Para minimizar os impactos do conjunto de intervenções no trânsito local, todas as intervenções seguem estudos de engenharia viária, realizados em conjunto com a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas.

Com o início das operações da Estação Aeroporto, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi, centro moderno de Salvador, em cerca de 25 minutos, e do Aeroporto até a Lapa, em 35 minutos, utilizando o metrô.

 

Fonte: CCR Metrô Bahia

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus