Brasil

Estação Pituaçu do Metrô Bahia ganha versão em miniatura

A Estação de Pituaçu do Metrô recebe a exposição da maquete que apresenta toda a sua estrutura em escala reduzida. Com 3 metros de comprimento e 1,20 metros de largura, o modelo mostra todos os detalhes da estação metroviária com destaque para os trens e as pessoas, que são miniaturas feitas com a técnica de impressão em 3D. A maquete é resultado de uma atividade interdisciplinar que integra a Semana de Mobilização Científica 2017 da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e foi construída por estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecânica da instituição.

O projeto teve o objetivo de promover o aprendizado por meio de novas técnicas e metodologias de ensino. “Os nossos cursos são totalmente focados nas atividades práticas para que o estudante tenha o primeiro contato com o dia a dia da profissão ainda na universidade. Com este trabalho, os participantes puderam conhecer técnicas de pré-fabricação de grandes obras como a do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas tendo como base as plantas da Estação Pituaçu”, destaca a professora Cristina Filgueiras, orientadora do projeto. A exposição que será instalada no mezanino da Estação Pituaçu – construída e administrada pela CCR Metrô Bahia – de 28 de novembro a 15 de dezembro, é aberta ao público e pode ser conferida durante o horário de funcionamento do metrô, das 05h às 00h.

Reconhecimento – O projeto arquitetônico da Estação Pituaçu, assinado pela JBMC, foi finalista na categoria Transportes da 10ª edição do Festival Mundial de Arquitetura – evento que aconteceu neste mês, em Berlim. A estação faz parte do projeto de estações típicas, com padronização de concepção funcional, estrutural, arquitetônica e cromática, que tem como objetivo racionalizar a construção com ganhos de escala, economizar recursos, reduzir tempos de execução e reforçar a imagem das novas estações por meio de suas peculiaridades. Implantada em 2016, a estação valoriza o aproveitamento de recursos energéticos naturais – ventilação e iluminação – viabilizados por dez abóbodas metálicas alinhadas e sobrepostas, que propiciam a entrada de luz e ar. O projeto também utilizou o sistema em telha metálica autoportante e estruturas pré-moldadas de apoio, com o propósito de reduzir ainda mais o tempo de construção e minimizar o impacto das obras na cidade.

Serviço:

O quê: Exposição de Maquete da Estação Pituaçu

Onde: Mezanino da Estação Pituaçu

Quando: De 28 de novembro a 15 de dezembro (Das 05h às 00h)

Visitação gratuita

Fonte: Assessoria CCR Metrô Bahia

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus