Aeroporto de Altamira completa 38 anos de atividades

O Aeroporto de Altamira (PA) completa, nesta terça-feira (7), 38 anos de operações. O terminal foi inaugurado apenas um dia após o aniversário de 68 anos da cidade, em 1979, e entregue à administração da Infraero em 17 de janeiro de 1980.

Município polo da região centro-sul do Pará, no Norte do país, Altamira tem seu aeroporto como porta de entrada e saída para a região da Transamazônica. Além de importante suporte à população local, o terminal atende um grande número de passageiros, que vem aumentando significativamente com a implantação da hidrelétrica de Belo Monte, construída na bacia do Rio Xingu, considerada a terceira maior usina do mundo.

Com capacidade para receber até 900 mil passageiros por ano, o Aeroporto de Altamira movimenta, diariamente, uma média de 480 pessoas. Em 2016, passaram por lá 174.296 passageiros e, até setembro deste ano, foram mais de 83 mil viajantes. Para garantir maior comodidade, usuários e passageiros contam com 20 pontos comerciais, entre estabelecimentos de varejo, serviços e alimentação.

Atualmente, operam, no terminal, aeronaves das companhias aéreas Azul Linhas Aéreas Brasileiras e MAP Transportes Aéreos, que ligam Altamira diretamente às cidades de Belém, Santarém, Itaituba, Porto Trombetas, no Pará, e Manaus, capital do Amazonas (AM), realizando uma integração direta na região amazônica e possibilitando o fluxo para o restante do país.

Para o superintendente do aeroporto, Igor Batista de Souza, o terminal detém um papel fundamental no desenvolvimento da região do Xingu. “Municípios vizinhos, que juntos somam mais de 500 mil habitantes, dependem diretamente da cidade de Altamira, que detém de infraestrutura aeroportuária com voos regulares”, disse. “Considerando os grandes empreendimentos, como a hidrelétrica de Belo Monte, o início do agronegócio fomentado na região e o grande potencial de recursos minerais em escala de grandes estudos para explorações futuras, o aeroporto de Altamira ganha ainda mais protagonismo”, acrescenta.

 

Obras

O aeroporto de Altamira recebeu, no último ano, recuperação e manutenção em diversos pontos específicos no pavimento da pista de pouso e decolagem, além da revitalização da sinalização horizontal do pátio. Também foram realizadas pintura do Terminal de Passageiros, recuperação do pavimento frontal da Seção Contra Incêndio (SCI), e a substituição das luminárias do saguão para lâmpadas com a tecnologia Led.

Festividades

A cidade de Altamira sedia, anualmente, o Festival Folclórico de Altamira. Na segunda semana de junho, nove grupos folclóricos se reúnem para celebrar a cultura regional e participar de apresentações com danças típicas da região norte do país.

Fonte: Assessoria Infraero


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*