Metrô SP Monotrilho

Linhas 4, 5 e 15 tem interrupções neste domingo, 29

 

Neste domingo (29) três linhas de metrô terão mudanças no esquema habitual de operação em função de obras de expansão e de testes programados. Na Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), operada pela Concessionária ViaQuatro, a mudança acontece para a execução de obras na futura estação Oscar Freire. A circulação dos trens entre as estações Paulista e Fradique Coutinho, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante todo o domingo. Para atender os usuários neste trecho, serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). Portanto, ao desembarcar na estação Paulista ou na estação Fradique Coutinho, o usuário receberá uma senha para prosseguir viagem de ônibus até a estação seguinte.

Já no trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente. Dessa maneira, os usuários da Linha 4-Amarela poderão realizar normalmente as transferências gratuitas para as demais linhas metroviárias nas estações Consolação (Linha 2-Verde), República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul).

Na Linha 15-Prata do Monotrilho (Oratório – Vila Prudente) a alteração na operação habitual ocorre em função de testes programados do novo sistema de controle dos trens. As estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas das 4h40 às 16 horas. Nesse período, os usuários também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

A mesma estratégia ocorrerá na Linha 5-Lilás, onde também estão programados testes do novo sistema de controle dos trens. Com isso, todas as estações no trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40 às 17 horas. Nesse período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE. Os usuários da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da EMTU serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus