Aviação

Empresa russa avalia comprar Viracopos

O fundo russo VTB Capital avalia a compra do aeroporto de Viracopos, em Campinas, nos moldes parecidos do que ocorreu no Galeão, no Rio de Janeiro, onde uma empresa chinesa adquiriu a parte da Odebrecht.

O VTB Capital faz parte da estatal VTB Group e tem participação no consórcio NCG, que opera o aeroporto de São Petersburgo junto com a alemã Fraport e a grega Horizon Air Investments.

Os russos estão em contato com o Governo Federal sobre a compra. Caso seja efetivada, o aeroporto não deve ser devolvido a União como pretendia o concessionário atual.

A ideia dos russos é se antecipar à relicitação e tentar comprar o ativo antes que ele vá a leilão com concorrência mais acirrada. Nos últimos meses, duas conversas com investidores interessados em Viracopos foram abertas.

Ao optar por comprar a participação da concessionária antes da relicitação, os russos abririam mão da chance de ter uma outorga menor do que a que foi definida em 2012, na licitação original.

A estatal Infraero é dona de 49% do consórcio que administra Viracopos e sua saída viria em um segundo momento.

Fonte: Foha de São Paulo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus