TCE suspende licitação das linhas 5 e 17 do Metrô

O Tribunal de Conta do Estado (TCE) suspendeu a licitação das linhas 5 – lilás e 17 – ouro, do Metrô, que estava agendada para esta quinta, 28 (leia aqui).  O Governo do Estado cnfirmou o cancelamento do pregão para o dia 28.

O pedido de suspensão foi feito pelo deputado Alencar Braga que alega que há grande disparidade entre a capacidade de arrecadação da iniciativa privada com a operação das linhas e o valor que deve ser pago por elas.

“Serão gastos em torno da R$ 22 bilhões, com previsão de lucro mínimo de R$ 10 bilhões, e Alckmin quer conceder por R$ 300 milhões”, afirma Alencar Braga.

Outro ponto levantado pelo deputado é o fato do Estado ter que compensar eventuais perdas financeiras da concessionária por atraso na entrega de estações, que é de responsabilidade do Governo. As linhas 5 e 17 ainda estão em obras. Esse fato está acontecendo com as futuras estações da linha 4 – amarela que estão atrasadas e o Governo do Estado precisa comepnsar a Via Quatro.

“A privatização que Alckmin quer fazer é um verdadeiro presente às empresas privadas, que não investiram um tostão e vão levar as linhas que renderão mais de R$ 10 bilhões no período de concessão”, conclui o deputado.

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos confirmou a suspensão do leilão e diz que “prestará todos os esclarecimentos necessários ao tribunal dentro do prazo estipulado”.


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

27 Comentários deste post

  1. Se tem algo errado, tem que fazer isso mesmo, dar de graça jamais.

    Rodrigo Santos / Responder
  2. Olha só o tucaninho que embolsou milhões das obras mega atrasadas, quer dar de presentinho para empresários? (com toda certeza já esta dado a um único empresario já selecionado!) Diz se não tem falcatrua desde o inicio, bobinho…

    Thommy / Responder
    • Tem que investigar mesmo. Tem que suspender se algo está incorreto. Agora, tenho certeza se fosse o haddad lindo e maravilhoso vc iria ficar bem quietinho, sem dar um pio sequer!

      Josh / (em resposta a Thommy) Responder
      • Tem que investigar,tem que ter oposição, não importa quem esteja na cadeira, mas o timing está bem atrasado.

        Alexandre i / (em resposta a Josh) Responder
  3. Sou a favor de entregar para a iniciativa privada, mas NÃO desse jeito….

    Alckmin está desesperado para entregar de qualquer jeito só para se livrar do abacaxi? E o contrato de concessão? E as compensações. Até a ViaQuatro teve que fazer compensações, como comprar os trens, sinalização e arcar com parte das obras da 2ºfase da linha 4. Na Linha 5 não terá que gastar nada. Ai não!

    Tem mais que investigar. Essa mania de querer privatizar tudo tb não dá. É o estado e a prefeitura entregando tudo assim a torta direita.

    Tem que ter contrapartidas!

    Renato / Responder
    • Quando um tucano começa um pacote de privatizações, os demais correm para fazer o mesmo.
      Parece a festa do “quero vender mais”, “quero obter mais lucro”, “quero que a iniciativa privada pegue tudo antes que acabe”.
      Assim se fazem grandes besteiras, acabando com patrimônio público muito rapidamente.

      Fábio Peres / (em resposta a Renato) Responder
  4. O deputado que está atrapalhando os trâmites-e futuramente a vida de milhões de usuários da linha 5, eh do PT! Mas na matéria não consta isso. Engraçado ..

    R / Responder
  5. Eu gostaria de saber o q vcs tem contra os empresarios e o lucro?

    Eu acredito q tem q privatizar tudo, de forma clara e honesta.

    Porem todo movimento feito por membros do PT sempre eh suspeito.
    Estão mais interessados em prejudicar os oponentes do que ajudar a população.

    Rodrigo Salome / Responder
    • Acho que juntar “privatizar” com “de forma clara e honesta” na mesma frase não parece claro e honesto. Já “empresários” e “lucro” sempre combinam muito bem, principalmente sendo os grandes grupos. Além do mais, há diferenças entre privatização e concessão – sendo este o caso.

      O.Juliano / (em resposta a Rodrigo Salome) Responder
      • Não vi nenhum petista entrar com representação nas Concessões dos Aroportos de GRU Cumbica e outros Aeroportos em 2014 que custou muito mais que a Linna 5 Lilás.

        Felix / (em resposta a O.Juliano) Responder
        • E quem disse que essas concessões no governo Lula foram bem conduzidas? Aliás, sobre o GRU, enfrentaremos um grande problema agora com aquele ônibus que substituirá um “people mover” que era primordial no projeto do trem SP-Aeroporto, uma vez que ele não chegará nos terminais. Isso deveria ter sido bem amarrado lá atrás.

          Em nenhum momento citei partidos, falei sobre “empresários” quais visam apenas e exclusivamente o MÁXIMO lucro, não se importando se o negócio é ou não sustentável para os cofres públicos e para a população.

          Justificar um novo erro com outro erro do passado é uma ignorância que insistimos em continuar. Temos que tentar acertar no presente tentando consertar ou pelo menos não errar mais igual como no passado.

          Essa briguinha boba de PT x PSDB x PMDB já deu. Bobo é quem acredita que eles têm ideais tão diferentes. Todos tiveram oportunidade de demonstrar suas reais intenções e, infelizmente, não deu certo pela ganância da continuidade ou pelo vampirismo.

          Tem horas que precisamos colocar a simpatia que sentimos por algo ou alguém de lado para podermos ver com maior clareza o que está acontecendo no todo. Pois como dizem, o amor é cego.

          O.Juliano / (em resposta a Felix) Responder
    • O governo gasta bilhões para construir a estrutura e botar pra funcionar.
      Essa estrutura pode render 10 bi de lucro nesse tempo de concessão, o que pode ajudar o sistema a se auto sustentar.
      Aí ele entrega para a iniciativa privada, e os 10 bi ficam pro cara que colocou 0,3 bi.
      Assim o governo vai ter que tirar os 10 bi do r*** do contribuinte para subsidiar ainda mais o sistema, sendo que os 10 bi já estavam dentro do sistema. Deu pra entender ou quer que desenhe?

      tiago / (em resposta a Rodrigo Salome) Responder
      • Onde Vc viu esses dados apresentados?É uma declaração de um opositor e vc comenta abonando isso?Vc pesquisou para poder ser tão enfático?

        Felix / (em resposta a tiago) Responder
  6. bom, se o portal não manipulou a informação, estou de acordo com a suspensão.
    no mínimooooooo 1bi tem que ser o valor pago pela empresa que ganhar.

    Vìtor Pereira Gabriel / Responder
  7. Se for 300 milhões, tem algo de muito errado. Mas duvido que o seja somente isto.

    Bruno Massolini / Responder
  8. Queria ver o ponto do Felix aqui para verificar os dois lados da moeda…

    Raul / Responder
    • Já adianto, ignora tudo que tá escrito aí, em cima o Alckmin é o rei, e ponto.

      Alexandre i / (em resposta a Raul) Responder
      • Acertou, é por isso que São Paulo foi considerado o Estado melhor Administrado.Confio no trabalho que está em curso.Essa representação petista deve ser mais uma intriga politica.O tempo dirá, depois virão os donos da verdade neste espaço alegar que a justiça proteje o Governador.

        Felix / (em resposta a Alexandre i) Responder
        • Não muda em nada do que disse, tem que ter investigação e oposição, só que foi bem atrasado essa investigação. Como em diversas outras situações com outros partidos inclusive.

          Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
  9. Talvez uma possível incerteza da renovação do partido pós 2018 esteja culminando nesse desespero de entregar à concessionárias as Linhas 5 e 17, que podem ter sido prometida há muito. Mas isso é só indo pela lógica. Que o negócio está mal elaborado a gente está vendo há bastante tempo. Pelo menos, pelo mal ou pelo bem, isso foi pego antes de baterem o martelo. Neste caso, um atraso que para nós não será sentido tanto quanto a licitação dos ônibus em SP, por exemplo, que da mesma forma ficou travada por motivos duvidosos.

    O.Juliano / Responder
  10. Iniciativa privada é isso daí mesmo, quer sugar,sugar e sugar, mas tem gente inocente que acha que entregar a ela é uma boa…muita inocencia, jamais a iniciativa privada entraria em um negocio que não daria um lucro altissimo.

    Felipe / Responder
    • É que estamos entre a cruz e a espada, se não privatiza os politicos e sindicatos tomam conta e acabam com a Empresa, vide Correios.Eu aindo acredito que uma Empresa Estatal dá lucro e pode ser muito bem administrada, ex ECT, Correios que sempre foi superavitario antes de seu aparelhamento, desde que não houvesse essa ingerência politica/sindical.Veja Empresas Estatais da França, Noruega entre outros

      Felix / (em resposta a Felipe) Responder

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