São Paulo pode ter linha expressa da Luz até Cumbica

Reportagem do jornal Folha de São Paulo desta quarta, 20, diz que o Governo do Estado pode criar uma linha expressa de trem ligando a estação da Luz até o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a partir do próximo ano.

 

A ideia é utilizar os trilhos da futura linha 13 – jade, que ligará o Aeroporto a estação Engenheiro Goulart e, a partir daí, utilizar as linhas 12 – safira e 11 – coral, até chegar na estação da Luz. Toda a viagem deve levar 35 minutos, sem paradas.

 

As principais diferenças entre a linha 13 e esta linha expressa são o tempo e a tarifa. Saindo da Luz e seguindo pelas normais linhas do Metrô/CPTM, para chegar ao aeroporto, contando com a linha 13, levará 52 minutos.  Já a tarifa normal, com todas as transferências e paradas, custará R$ 3,80 enquanto o expresso deve ficar entre R$ 5 e R$ 10.

 

A CPTM diz que está trabalhando com as principais companhias aéreas para terem guichê de check-in na Luz. A estatal diz estar em reta final de negociação com Latam e Gol. Caso avance, os passageiros poderão fazer check-in e imprimir as etiquetas de suas bagagens –por questões de segurança, não será possível despachar as malas diretamente na estação da Luz.

 

Há também a possibilidade de construção de um elevador na estação para facilitar o acesso dos passageiros com bagagem porém isto depende da liberação do conselho responsável pelo patrimônio histórico, já que o prédio é tombado.

 

Fonte: Folha de São Paulo


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

24 Comentários deste post

  1. Se a CPTM for levar a cabo mesmo esse projeto dos trens da Linha 13 usarem as linhas 11 e 12 a partir da Luz e do Brás, terá de melhorar e muito a sinalização, energia, vias permanentes e material rodante com a supressão dos 4400 na Linha 12 de vez para que a viagem de Luz ao aeroporto seja de fato rápida, além da velocidade na saída da Estação da Luz e na curva do Brás na direção leste. Sei não, a CPTM tem que promover melhorias nos trechos citados porque senão não daria certo, mas eu ainda duvido disso.

    Celso Jorge Aguiar Amaro / Responder
  2. Enfim alguma notícia realmente boa. Torcendo muito pro acesso pra Cumbica ficar bom desse jeito, essa linha é extremamente necessária.

    PS: O que é que não faz o desespero pra conseguir alguma popularidade pras eleições presidenciais ano que vem, hein, Alckmin? Pode te fazer até concluir uma obra!

    Gapre / Responder
    • Quem planta colhe, isso é Gestão.

      Felix / (em resposta a Gapre) Responder
      • Gestão em uma estação tombada, saturada e que não cabe mais que 2 linhas? As linhas 7 e 11 da CPTM fazem final na luz e mesmo assim as plataformas ficam superlotadas nos horários de pico.

        Se nota claramente que você não usa as linhas da CPTM nos horários de pico e nem conhece a realidade da Estação da Luz.

        Não cabe mais nenhuma linha lá….a Linha 10 foi retirada de lá justamente para evitar o pior…

        Renato / (em resposta a Felix) Responder
      • Quero ver é funcionar em horário de pico, com trens da L11 com intervalos de 3 minutos e meio….

        Para ganhar as eleições e enganar TROUXAS como você, vale qualquer promessa eleitoreira enganosa…igual ao finado expresso aeroporto que nunca saiu do papel

        Marcelo / (em resposta a Felix) Responder
      • Ainda não colhemos nada, Felix. Menos, por favor, bem menos

        Gapre / (em resposta a Felix) Responder
      • Colhe sonhos? Isso aí é a semente não tem nada pronto.

        Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
        • Com esta noticia, o Gapre entre outros do Contra vão dar a Luz ou sapatear a cuequinha:
          SP é o Estado mais bem administrado do Brasil, aponta ranking
          São Paulo lidera o ranking de competitividade dos estados com destaque para infraestrutura, educação, inovação e potencial de mercado

          Qua, 20/09/2017 – 13h52 | Do Portal do Governo

          Felix / (em resposta a Alexandre i) Responder
          • Por que eu faria isso que vc falou?

            E SP só tem destaque nessas áreas em comparação a outros Estados por causa da atividade econômica e industrial, que é a mais forte do país, não por causa do PSDB, muito pelo contrário, é APESAR desse partido.

            Gapre / (em resposta a Felix)
          • É muito cedo pra comemorar uma promessa, só digo isso. Chega de festa pra aplaudir maquete ou pedaço de papel, quando tiver entregue no prazo e custo estimado aí sim.

            Alexandre i / (em resposta a Felix)
  3. Eu só espero que entregue o que foi prometido (que já está atrasado). O resto é lucro.

    Gabriel / Responder
  4. Poderiam colocar a linha expressa com o ínicio na Estação Julio Prestes, visto que esta esta com baixa demanda, enquanto a Luz está super saturada.

    Felipe / Responder
  5. Fui no site da Folha ler a matéria inteira.
    Falam de 4 trens em cada sentido, por dia.
    Isso é quase nada, fora o custo bem maior.
    Na boa? Queria saber quem tem essas “ideias maravilhosas” pro Alckmin, deve ser a mesma pessoa que inventou a reforma dos trens antigos, e que saíram mais caro que trens novos, e ainda fabricados aqui.

    Ivo / Responder
  6. É uma boa, mas acho que a linha regular já deveria partir da Luz ou Brás. Fico imaginando as pessoas com malas, no horário de pico, nas linhas da CPTM até Eng. Goulart só para fazer a conexão com a Linha 13.

    Alex / Responder
  7. Um dos melhores pontos para esse trem sair para o Aeroporto de Guarulhos com certeza é a Luz! Porém, não precisa ser expert para saber que a estação já está saturada. Se conseguirem mesmo, arrumar uma forma do trem expresso sair da Luz, acho que há alguma vantagem, pagando algo em torno de 5 reais (+ a tarifa de 3,80 já serão 8,80), 10 acho muito.Porém quatro partidas é pouco, deveria ter ao menos uma partida por hora.

    Aliás, na arte da Folha, diz que o embarque dos passageiros para o aeroporto seria feito na plataforma mais a frente, onde atualmente é descoberta. No mínimo estranho… Veremos quais serão as próximas gambiarras.
    -> http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/172638.jpeg

    Além da Luz, se houver mesmo eficiência deste expresso, as partidas regulares deveriam ser do Brás e não de Engenheiro Goulart, é ridículo que as partidas sejam de Engenheiro Goulart.

    O.Juliano / Responder
    • Pois é. Se fosse até Tatuapé (conexão com 2 linhas da CPTM, Metrô e Radial Leste), não ficaria com tanta cara de gambiarra. rsrs

      Alex / (em resposta a O.Juliano) Responder
      • Sim, Tatuapé também seria uma boa alternativa! Brás ou Tatuapé, acho que qualquer um seria eficiente, tendo em vista que Eng. Goulart não deveria nem ser hipótese para um trem que ligará a capital ao aeroporto de Guarulhos.

        O.Juliano / (em resposta a Alex) Responder
  8. SP é o Estado mais bem administrado do Brasil, aponta ranking
    São Paulo lidera o ranking de competitividade dos estados com destaque para infraestrutura, educação, inovação e potencial de mercado

    Qua, 20/09/2017 – 13h52 | Do Portal do Governo

    Felix / Responder
    • Kkkkk felix o cabo eleitoral do psdb.
      Até eu no site desses do governo.
      Falo que sou JESUS CRISTO e muitos acreditariam.
      Bom mas eu fico admirado pela sua fé neste Santo do paoco do The alckimin dead/ sempre chegando atrasado nas obras e atrasos.

      Leandro / (em resposta a Felix) Responder
  9. Quero só ver isso, promessa.

    Rodrigo Santos / Responder
  10. Tarifa diferenciada? Na luz? Não vai dar certo

    Raul / Responder

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